saneamento basico
itubombas

Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro

Imagem Ilustrativa

A carepa, formada por camadas de óxidos de ferro, e o clinquer, constituído por óxidos, calcário e outros elementos resultantes do processo de laminação na indústria siderúrgica, são removidos através de processos como a decapagem e são despejados em tanques em meio aquoso.

Nos tanques, tais elementos concentram-se na superfície do líquido e precisam ser bombeados para o tratamento.

Uma das maiores produtoras de aços planos da América Latina, localizada no Estado do Rio de Janeiro, precisou buscar uma alternativa para a transferência destes resíduos, pois as bombas utilizadas em sua instalação não atendiam à demanda com eficiência, prejudicando a retomada da produção.

A operação exigia que o equipamento possuísse um misturador agregado na sucção para facilitar a homogeneização e, consequentemente, a transferência da lama para os tanques de tratamento.

As bombas submersíveis WEDA 110 LN fornecidas em modo de locação pela Itubombas foram escolhidas para realizar a operação e atenderam todas as especificações.

Estas bombas oferecem várias vantagens. São projetadas para operar com líquidos que contenham partículas abrasivas. O design robusto e de fácil instalação confere resistência e agilidade ao equipamento.

O modelo selecionado é ideal para inúmeras aplicações, como a desidratação de canteiros de obras, minas e áreas salgadas. Seu funcionamento elétrico é compatível com exigências de redução de carbono.

As características construtivas da bomba submersível WEDA 110LN, a facilidade de descarga e o manuseio simples permitiram o bombeamento da lama mais rapidamente e com melhores resultados que a solução anteriormente utilizada, permitindo a retomada de produção em menor tempo e com maior eficiência.

Além disso, a locação de motobombas proporciona ganhos para a operação como um todo, pois os equipamentos são disponibilizados apenas durante o período de uso, reduzindo custo com aquisição e com manutenção.

A solução conquistou o cliente, que optou por incluir as bombas submersíveis da Itubombas em futuras paradas ao longo do ano.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, no interior do estado de São Paulo, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.

Últimas Notícias:
Avaliação Ecotoxicológica Lactuca Sativa

Avaliação ecotoxicológica de amostras de água e efluente utilizando a espécie lactuca sativa (plantae, magnoliophyta)

O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre bioensaios envolvendo a análise da qualidade da água por meio de testes de fitotoxicidade utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), visando verificar os efeitos causados no organismo-teste em condições laboratoriais quando exposto às amostras de água e efluentes.

Leia mais »
Águas Residuais Têxteis

Desafios e soluções na gestão de águas residuais têxteis: Uma abordagem biológica

Os processos da indústria têxtil consomem grandes volumes de água e geram efluentes resistentes aos processos de tratamento convencionais. Uma gestão eficaz da água requer tecnologias de tratamento que enfrentem a complexidade e variabilidade dos efluentes, assegurando qualidade para reutilização em processos húmidos. Neste estudo testaram-se tratamentos biológicos anaeróbios e aeróbios, suplementados com 2 tipos de materiais (M1 e M2), com características diferentes, para tratar 3 efluentes têxteis.

Leia mais »
DMAE Resíduos Sustentabilidade Compostagem

Dmae transforma resíduos em sustentabilidade com ações de compostagem

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está à frente de uma série de ações voltadas à compostagem, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no manejo de resíduos orgânicos. Em 2024, iniciativas como workshops, palestras e projetos institucionais impactaram diretamente mais de 800 pessoas e, de forma indireta, alcançaram mais de 7 mil.

Leia mais »
Investimentos Drenagem Infraestrutura Hídrica

Governo de SP anuncia investimentos em drenagem e infraestrutura hídrica

No Palácio dos Bandeirantes, uma reunião realizada nesta segunda-feira (3) contou com a presença de prefeitos e foi marcada pela divulgação de novas iniciativas voltadas para a drenagem urbana. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, destacou que aproximadamente R$ 64 milhões estão disponíveis no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para apoiar as cidades na criação de planos de drenagem eficazes.

Leia mais »