saneamento basico

Implementação de sistema de desodorização para tratamento de odores – ETAR Ermesinde

Imagem Ilustrativa

A AST concluiu a 29 de Abril 2022 a empreitada de “Concessão e instalação de cobertura e desodorização dos decantadores primários da ETAR de Ermesinde”.

Local: Estação de Tratamento de Águas Residuais de Ermesinde – Portugal

Esta obra englobou a construção de dois edifícios para confinamento dos decantadores primários, a instalação de um sistema de ventilação para extração de odores destes novos edifícios, e a implementação de um novo e inovador sistema de desodorização para tratamento dos odores.

O sistema de desodorização instalado é tecnologia da WEDOTECH, sendo composto por um sistema de tratamento híbrido de dois estágios em série: tecnologia OBIT para desodorização biológica e absorção química para afinamento final dos odores. Este sistema de desodorização híbrido apresenta como principais vantagens a elevada eficiência no tratamento de odores e custos de operação reduzidos.

Esta empreitada foi mais um projeto bem-sucedido da AST e assinala o início da parceria tecnológica estabelecida com a WEDOTECH no fornecimento de tecnologias sustentáveis de tratamento e controlo de odores.

Construída no ano de 1997, a ETAR de Ermesinde e Alfena foi projetada para tratar os efluentes urbanos provenientes da zona poente do Concelho de Valongo, em Portugal, abrangendo as duas freguesias.

“Esta era uma reivindicação antiga que finalmente conseguimos que a empresa agilizasse. Com esta intervenção estão criadas excelentes condições para quem nos visita e para os moradores que têm sido muito castigados com os maus cheiros e poderão usufruírem deste parque lindíssimo que estamos a construir ao longo do Rio Leça”, salientou o Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, no ato público de lançamento da empreitada.

A obra a cargo do consórcio WEDOTECH /Partner AST Ambiente recorre a tecnologia híbrida (biológica e química) e assenta em três vetores de sustentabilidade: ambiental, económica e social, garantindo-se assim melhores condições e qualidade de vida.

Fonte: AST e site da Câmara Municipal de Valongo.

Últimas Notícias: