Data centers nos EUA poupam 5,3 bilhões de litros de água com nova tecnologia

Na América do Norte, data centers substituem sistemas de refrigeração à água gelada pelo sistema economizador por gás refrigerante bombeado Liebert DSE.

A Emerson Network Power, um negócio da Emerson, divulgou hoje que a adoção do sistema economizador por gás refrigerante bombeado Liebert DSE em diversos data centers localizados na América do Norte poupou 5,3 bilhões de litros de água nos últimos 36 meses. Trata-se de um grande ganho comparado aos tradicionais sistemas de resfriamento de data centers por água gelada. Com a tecnologia da Emerson Network Power, será possível economizar mais de 3,7 bilhões de litros de água em 2016.

Para atingir esse resultado, a Emerson e a Digital Realty, integradora de soluções para data centers, trabalharam juntas para pesquisar a economia de energia e o desempenho operacional de um sistema de resfriamento por gás refrigerante bombeado. Os resultados desta pesquisa foram comparados com sistemas de água gelada. “As análises produziram resultados promissores. A partir daí as empresas compartilharam esses resultados com a Comissão de Energia da Califórnia, solicitando que fosse oficializada uma exceção para a regra do governo Estadual que exigia o uso somente de sistemas de refrigeração de ar e água em data centers”, disse Aaron Binkley, diretor de sustentabilidade da Digital Realty. “Descobrimos que, além da economia de energia, o sistema Liebert DSE permitiu que se poupassem milhões de litros de água, algo muito valorizado na Califórnia, principalmente em tempos de seca, como acontece agora”.

O sistema Liebert DSE é o primeiro sistema economizador por gás refrigerante bombeado para uso em data centers. Esta tecnologia não usa água nem introduz ar externo para dentro do data center. Em geral, as empresas que adotaram essa inovação em seus data centers reduziram o uso de energia em até 50%.

“As empresas estão se tornando cada vez mais focadas na redução do consumo de água e de energia”, disse Kelly Quinn, gerente de pesquisas na IDC. “O sistema de ar condicionado de precisão Liebert DSE e seu economizador por gás refrigerante é um exemplo das inovações sendo adotadas pela indústria para atingir sustentabilidade em seus data centers. Quando você considera que um data center médio usa aproximadamente 15 milhões de litros de água por megawatt por ano, a redução de custos nos leva para um sistema de resfriamento sem água. ”

Uma pesquisa recente feita pela Emerson Network Power com engenheiros mecânicos e empreiteiros nos Estados Unidos mostrou que 55% dos entrevistados estimam que sistemas economizadores que utilizam refrigerante bombeado deverão ser a tecnologia número um na substituição dos sistemas por água gelada. Esse processo de substituição deve acontecer nos próximos cinco anos.

“O sucesso do sistema Liebert DSE ressalta a velocidade com que o mercado de data centers está abraçando tecnologias alternativas que deem suporte às suas metas de sustentabilidade”, disse John Peter Valiulis, vice-presidente da Emerson América do Norte para o mercado de gerenciamento térmico. “Isso explica porque a Comissão de Energia da Califórnia aprovou o uso dos economizadores por refrigerante bombeado Liebert DSE nos data centers do Estado”.

Fonte: IpNews
Foto: Divulgação

Últimas Notícias: