A dessalinização móvel para enfrentar a falta de água e as catástrofes

Quando uma região vive um período de tempo seco, é quando se inicia a procura de soluções para atenuar os possíveis  efeitos em caso de falta prolongada de chuva.

Como a chegada de precipitações é algo que não podemos controlar, a primeira opção sempre se concentra no fomento da economia de água e no seu consumo responsável, continuando a procura de recursos alternativos de água que possam garantir todas as demandas.

A construção de grandes infra-estruturas como uma dessalinizadora, exige um longo período de tempo, e estas soluções são construídas como medidas de longo prazo definitivamente incluídas no planejamento hidrológico.

No entanto, existe o que é conhecido como plantas de dessalinização portáteis, permitindo construir pequenas plantas para uso em situações de emergência, que podem ser transportadas para o local onde existem necessidades.

As dessalinizadoras móveis garantem o fornecimento de maneira relativamente rápida, especialmente em regiões que sofreram uma catástrofe

A ilha de Chipre, que, em 2007, sofreu com uma seca, é abastecida com 27% da água de dessalinização.

A cidade costeira de Limassol dispunha de uma planta de dessalinização móvel terrestre, que foi utilizada como uma solução temporária até que uma planta definitiva foi construída.

Em 2013, na região chilena de Coquimbo, houve um período de seca que gerou a necessidade de encontrar fontes alternativas de água. Foi considerada a possibilidade de construir plantas móveis de dessalinização, com capacidade para produzir até 1.500 litros de água por dia.

Embora seja uma solução de pequena escala, seu aporte pode contribuir para fornecer água em períodos de escassez.

Dessalinizadoras flutuantes

Além da possibilidade de construção de pequenas instalações de dessalinização portáteis, há também a opção de habilitar plantas dessalinizadoras de água do mar em navios antigos.

Assim, em caso de catástrofes ou ameaças terroristas, estes barcos podem ser ancorados a poucos metros da Costa (entre um e dois quilômetros) e fornecer água se necessário.

Esta opção também seria eficaz para as áreas que estão experimentando um longo período de seca e que não dispõem de alternativas para o abastecimento.

Estes barcos já teriam equipamentos de geração de energia própria e tanques para armazenamento de produtos químicos utilizados no processo.

A dessalinizadora portátil eficiente

Em caso de catástrofes (terremotos, inundações) que afetam o fornecimento de infra-estrutura hídrica e contaminem as fontes de água, a implementação de dessalinizadoras portáteis e alimentadas por energia solar, é uma solução para disponibilizar água em caso de necessidade, conforme propõe o MIT (Massachusetts Institute of Technology), através a imagem a seguir.


Fuente: MIT

O desenvolvimento de plantas dessalinizadoras móveis alimentadas por energia solar surgem como um desafio para o futuro

No final de 2016 foi apresentado um projeto levado a cabo pela Universidade de Nanjing, na China, que permitiria a construção de usinas de dessalinização menores que funcionariam com energia solar (eficiência de 80% e sem geração de poluentes ou dióxido de carbono) e seriam construídas com grafeno, considerado por alguns como um material milagroso e que terá uma importância vital no futuro.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »