Diehl Metering apresenta tecnologias para enfrentar a crise hídrica na Fitabes

Soluções como medidor ultrassônico e sistema de gestão remota de dados via WEB são aliadas no combate a perdas e acesso a outros benefícios  

Em meio à crise hídrica, as empresas de saneamento e abastecimento buscam alternativas para enfrentar o longo período sem chuva e o alto índice de perdas. Apostar em tecnologia pode ser uma aliada nesse momento. A Diehl Metering, uma das principais indústrias de medição do mundo, vai apresentar seus produtos, serviços e tecnologias durante a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), de 04 a 07 de outubro, no Rio de Janeiro.

Um dos destaques é o medidor Hydrus, equipamento com princípio ultrassônico desprovido de partes móveis e dotado de tecnologia para medição remota embutida (radiofrequência, pulsos ou protocolo MBUS) que possibilita uma medição precisa da água que está sendo consumida.  Além disso, o Hydrus tem bateria com vida útil para 16 anos. Tudo isso faz com que o equipamento garanta a medição fiel com estabilidade em longo prazo. No estande da Diehl Metering, será montado um circuito para demonstrar o funcionamento dele. O Hydrus será instalado em várias posições para simular diversas situações, como o fluxo reverso, tentativa de fraudes, entre outras. A simulação pretende mostrar como o aparelho contribui para detectar problemas na rede de abastecimento, emitindo alarmes para gestão inteligente.

Já o Izar Plus Portal é um sistema que permite a gestão de dados e informações de consumo pela Internet. Com o portal é possível monitorar e gerenciar o parque de medidores do cliente, sabendo em tempo real o que está acontecendo, se há fraudes, vazamentos, interrupção de funcionamento, entre outras situações. Todos os dados de medição são administrados de forma centralizada e podem ser visualizados e analisados em diferentes plataformas (tablets, celular, etc). Com o Izar Plus será possível ter acesso a uma série de informações e relatórios que vão ajudar a empresa na gestão e tomada de decisão. Além disso, o portal permite a integração de dados em outros sistemas exigentes nas empresas.

Estas soluções possibilitam que as empresas melhorarem o serviço de abastecimento de água e tenham mais controle do que é consumido. “A crise hídrica exige maior controle e melhorias no gerenciamento das informações”, disse o gerente de Produtos e Projetos da Diehl Metering, Adriano Souza. De acordo com o gerente, essas tecnologias de ponta podem ser utilizadas para macro ou micro medição, isto é, para grandes clientes ou residências. “São mecanismos importantes tanto para as empresas de saneamento que passarão a entender melhor o perfil de consumo de seus clientes, bem como para os consumidores que passam a pagar um valor justo pelo uso da água”, disse.

Sobre a Diehl Metering – No Brasil desde 2002, a Diehl Metering é uma das maiores indústrias de fabricação de equipamentos e soluções em tecnologia para medição de alta precisão de água, de energia térmica, gás e eletricidade, atuando na América do Sul, na Europa e na Ásia. E já conta com importantes parcerias com empresas públicas e privadas de abastecimento. Esse portfolio de clientes e os resultados dessas tecnologias também serão apresentados na Fitabes.

Fonte: Multi Comunicação

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »