saneamento basico

Empresa cria louça comestível de aveia para não poluir o planeta

A Biotrem é uma companhia polonesa dedicada a diminuir a produção de plástico no mundo

O plástico é um dos materiais mais delicados quando o assunto é sustentabilidade. Por demorar centenas de anos para se decompor, iniciativas têm buscado alternativas para substituir o seu uso no dia a dia.

Depois de muita pesquisa, uma empresa polonesa chamada Biotrem chegou a uma alternativa para lá de excêntrica: um farelo de aveia, centeio e trigo capaz de atuar como plástico.

A empresa se especializou na produção de louça biodegradável e comestível. É isso mesmo: pratos, garfos e facas que podem ser digeridos pelas pessoas. Depois de terminar a refeição, basta dar algumas mordidas na louça para “acabar” com ela.

Produção da louça

louca-comestivel

A ideia saiu da cabeça de Jerzy Wysocki, um empresário polonês, que se dedicou a pesquisar alternativas sustentáveis ao plástico nos últimos anos. Ao lado de centros de pesquisa da Polônia, Wysocki chegou aos produtos da Biotrem.

Em termos práticos, as louças são produzidas de maneira simples: basta os ingredientes crus, um pouco de água e um maquinário de alta pressão e temperatura. Com uma tonelada de farelo de aveia, centeio e trigo é possível produzir 10 mil unidades do prato comestível.

A peça ainda pode ser levada ao forno após sua produção. Mesmo quem não tiver interesse em devorar toda a louça, não precisa se preocupar, porque o produto é 100% biodegradável.

A produção atual da Biotrem está estimada em cerca de 15 milhões de peças por ano. A fábrica fica na região de Zambrów, na Polônia. “Nosso objetivo é aumentar a produção cada vez mais. Sabemos que o mercado demanda de alternativas sustentáveis”, diz Wysocki, no site da companhia.

Fonte: Revista PEGN

 

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »