saneamento basico

Escola capta água da chuva para irrigar horta que abastece mais de 500 alunos

O Ciep Pontes Miranda em Senador Vasconcelos, bairro da Zona Oeste do Rio, resolveu mostrar na prática para os alunos a importância de economizar água em tempos de crise. Desde 2007, a escola tem uma horta instalada na unidade e no início do ano fez adaptações para utilizar a água das chuvas na irrigação dos alimentos. Toda a produção da escola é usada na merenda de mais de 500 alunos todos os dias.

O professor Lúcio Teixeira, de 61 anos, é o responsável pela iniciativa e afirmou que na disciplina Técnicas Agrícolas o objetivo é mostrar para as crianças que eles podem adaptar as ideias para a casa delas. “Temos duas hortas, uma tradicional e uma com sistema hidropônico. A gente capta a água da chuva, encaminha para uma caixa d’água de dois mil litros e conseguimos regar a horta. Tudo o que colhemos é usado na merenda e o que sobra damos para os alunos levarem para casa”, disse o professor.
A diretora da instituição, Selma Coelho, de 61 anos, afirmou que a escola está empenhada para conscientizar os alunos. Ela disse que é um trabalho longo, mas que vê as crianças muito motivadas. “O trabalho [do professor] é belíssimo. Como não há espaço para todos, porque o professor é um só, trabalhamos com turmas reduzidas. Então os alunos que participam são os que se destacam. Damos preferência para os que tem melhor comportamento, conduta e coeficiente. Todos eles se empenham e estão motivados para poder participar da aula”, explicou Selma.

Os alimentos são regados duas vezes por dia e toda a água utilizada é capturada pelas calhas e levada para tratamento. Além disso, a escola desenvolveu oficinas e aulas ao ar livre para deixar claro para as crianças quais atitudes podem ser tomadas para combater o desperdício. Selma Coelho afirmou ainda que o trabalho de reuso da água é feito para passar alguns valores para as crianças. “Estamos divulgando a questão da conscientização ainda mais agora por causa da crise. Era um trabalho que já era feito, mas melhoramos. Queremos despertar coisas boas para o futuro das crianças”, afirmou.

Campanha de conscientização
Uma campanha de conscientização sobre o uso da água nas unidades escolares foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde no início do ano. A campanha foi batizada de “Patrulha da Água” e tem como objetivo aumentar o nível de participação e interesse dos alunos sobre o tema. Cartazes e cartilhas doram espalhados em todas as unidades escolares com dicas sobre o uso consciente da água dentro e fora da sala de aula.
Para integrar os estudantes e promover maior participação e interesse na campanha, o mascote da campanha foi desenhado por um dos alunos da rede pública de ensino.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias: