saneamento basico

Campanha aQuaRenova – Reforma de esteiras transportadoras de lodo desidratado

Em uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) localizada na região metropolitana de São Paulo, as esteiras transportadoras de lodo desidratado apresentavam falhas inerentes ao desgaste natural dos roletes e rolos, além de desgaste estrutural devido ao contato direto com o lodo, resultando em baixa produção de lodo desaguado e alto índice de intervenções mecânicas, impactando diretamente no tempo e eficácia da operação.

O bom funcionamento destas esteiras é fundamental para a etapa de desidratação de lodo, uma vez que são utilizadas para transferir o lodo desidratado para caçambas, que são recolhidas por caminhões para destinação final.

Com estrutura própria de manutenção e assistência técnica, a aQuamec foi a empresa contratada para realizar a reforma e adequações eletromecânicas nas esteiras, solucionando não só as falhas, mas também contribuindo para um aumento na eficácia, com alta produção de lodo e paradas para intervenções mecânicas praticamente nulas, demonstrando um perfeito funcionamento do equipamento.

A aQuamec conta com uma equipe especializada e ampla estrutura de atendimento, que possibilita a realização de manutenções corretivas, preventivas e planejamento de manutenções programadas, tanto na planta do cliente, quanto em oficinas próprias.

Além disso, oferece o serviço de gerenciamento, assumindo o setor de manutenção dos equipamentos hidromecânicos das ETEs e ETAs, disponibilizando a gestão e execução integral da manutenção destes itens diretamente relacionados com o tratamento dos efluentes.

A empresa também possui uma linha completa para compor o sistema de tratamento de lodo, desde a remoção até a secagem, além de um amplo portfólio de equipamentos para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industrias, e reúso.

Retrofit de gradeamento em EEEB (Estação Elevatória de Esgoto Bruto)

lodo desidratado

As grades de barras são utilizadas na remoção dos sólidos grosseiros do afluente, constituindo uma etapa importante do tratamento preliminar de efluentes, evitando a passagem de detritos que possam danificar os equipamentos das etapas subsequentes ao gradeamento.

Uma EEEB (Estação Elevatória de Esgoto Bruto) de grande capacidade necessitava de serviços de engenharia para reforma e fornecimento de equipamentos para o gradeamento de seus efluentes, pois os mecanismos estavam deteriorados pela corrosão devido a longos anos de operação, ocasionando muitas paradas para manutenção corretiva e passagem de muitos detritos para o poço de bombeamento.

Após inspeção da equipe técnica, a aQuamec realizou a prestação do serviço de restauração de todo o sistema, incluindo reforma do sistema de bloqueio (sistemas hidráulicos e comportas), instalação de painéis de comando e automação do gradeamento dos canais de entrada da estação, além do projeto para o fornecimento de novas grades mecanizadas tipo 4 cabos e outros acessórios para controle, manobras, operação, retenção e remoção dos detritos gradeados.

http://saneamentobasico.rds.land/ebook-biomassa-pellets

A grade mecanizada tipo 4 cabos possui barras que retém os detritos e um rastelo de ação frontal que remove, transporta e descarta todo o material que ficou retido.

Cada unidade consiste essencialmente da grade de barras, da placa morta, das guias no canal, do rastelo de limpeza com lâmina raspadora, dos cabos de içamento, dos tambores dos cabos, da unidade de acionamento e do painel de controle. Todas as partes do mecanismo foram dimensionadas para suportar os esforços que podem ocorrer durante a operação de gradeamento de efluentes, seja esta contínua ou intermitente.

Além da configuração de grades de cabos, a aQuamec fornece também grades mecanizadas de diversos conceitos e tecnologias, e um amplo portfólio de equipamentos para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industrias, e reúso.

Conheça a campanha aQuaRenova, que possibilita oportunidade de modernização para estações de tratamento. Saiba mais em: https://www.aquamecbrasil.com.br/aqua-renova

lodo desidratado

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »