saneamento basico

Moradores de São Paulo podem fazer denúncias ambientais pelo celular

Conheça o novo aplicativo lançado pela Secretaria de Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo lançou no fim do mês passado o aplicativo Denúncia Ambiente. Por meio dele, os moradores já podem fazer denúncias de crimes ambientais usando o celular.

A nova ferramenta permite que sejam relatados crimes de desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar, entre outros relacionados ao meio ambiente. Espera-se que o aplicativo facilite o processo que geralmente é feito por ligação.

Os usuários poderão fazer denúncias anônimas, mas será imprescindível anexar ao menos uma evidência do fato. Podem ser adicionados áudios e vídeos de até 30 segundos, além de três fotos

De acordo com o Governo do Estado, a linha telefônica específica para denúncia, que é hoje disponibilizada pela Secretaria de Meio Ambiente, será desligada. De forma que desconsidera o fato de que nem toda a população possui smartphone para baixar aplicativos. O aplicativo está disponível para plataformas Android e iOS.

Fonte: Redação Ciclo Vivo

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »