saneamento basico

Projeto Aquapolo de reutilização de água recebe prêmio de BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) premiou nesta sexta-feira (27) oito instituições financeiras e três projetos de infraestrutura da América Latina e o Caribe por sua liderança em meio ambiente, impacto social, inovação e boas práticas.

Os prêmios do beyondBanking e Infraestrutura 360º foram entregues pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno, em cerimônia durante o segundo dia da reunião anual da instituição realizada neste ano na cidade sul-coreana de Busan.

Os três projetos reconhecidos este ano por Infraestrutura 360º são o parque eólico Eurus, no México, da empresa espanhola Acciona, que obteve o prêmio Pessoas e Liderança; o projeto Aquapolo de reutilização de água no Brasil, que obteve o prêmio Infraestrutura; e a usina solar Cerro Dominador no Chile, por Clima e Meio Ambiente.

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e conhecido ativista contra a mudança climática, se dirigiu aos presentes à cerimônia de prêmios em mensagem de vídeo, na qual destacou que as inovações de engenheiros e arquitetos estão ‘permitindo construir um futuro mais sustentável e um futuro melhor em todos os sentidos’.

Verónica de Parrés, diretora de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente e de Responsabilidade Social Corporativa da Acciona Energia México, declarou à Agência Efe após receber o prêmio que “ele representa a consolidação de tudo o que trabalhamos para o desenvolvimento tanto social como ambiental”.

O parque Eurus, o maior parque eólico operacional na América Latina, é propriedade de Acciona Energia México e Cementos Mexicanos (Cemex), e proporciona 25% da energia consumida pela empresa cimenteira mexicana.
No parque há 167 turbinas de 1.500 kW cada uma e uma capacidade de geração de 250,5 megawatts.

Por sua vez, o beyondBanking premiou sete projetos na Bolívia, Brasil, Equador, Chile e Colômbia, entre eles um programa de educação financeira do Banco Santander (Chile) e outro de apoio a povoações marginadas do Banco D-MIRO (Equador).

Sacristán declarou à Agência Efe que “basicamente os prêmios buscam identificar aqueles projetos de sustentabilidade social, meio ambiente e de governo corporativo que realizam diferentes tipos de intermediários financeiros na América Latina e no Caribe”.

O Banco D-MIRO recebeu o prêmio por um programa de prestação de empréstimos e serviços financeiros a pessoas com incapacidades ou que são portadores do vírus da imunodeficiência adquirida.
Por outro lado, o prêmio ao Banco Santander foi concedido por seu programa de educação financeira Sanodelucas.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »