Projeto de reaproveitamento de água eliminada por ar-condicionado economiza 12 mil litros por mês

Uma rede de restaurantes de comida mexicana usou uma unidade no bairro do Tatuapé, em São Paulo, como modelo para um projeto de reaproveitamento da água eliminada pelos aparelhos de ar condicionado. O sistema, segundo a rede, tem resultado em economia média de 12 mil litros de água por mês.

O funcionamento é simples: a água dispensada pelos cinco equipamentos é captada por tubos e bombeada para uma caixa. Em seguida, ela é reutilizada para lavar pisos, calçadas e regar as plantas do jardim.

O projeto foi implantado em outubro de 2014 depois que a rede Sí Señor pediu ao fornecedor de refrigeração propostas alternativas para reaproveitamento do líquido eliminado pelo ar condicionado.

“Era um processo de baixo custo, principalmente porque a obra estava começando e os encanamentos já foram feitos com esse objetivo”, explicou o gerente de operações da rede no Brasil, Josué Braga Francisco. Uma caixa d’água independente também foi instalada para o sistema de reúso.

As três novas unidades que serão inauguradas este ano na cidade de São Paulo já foram projetadas com o mesmo objetivo. Os restaurantes antigos que tiverem a possibilidade de adaptação da tubulação também passarão por obras. A rede também já utiliza nos banheiros as torneiras com temporizador e arejador para reduzir o consumo.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias: