saneamento basico

Roda tecnológica transforma qualquer bike em modelo elétrico

A Superpedestrian Inc. é uma companhia que nasceu do desejo de melhorar a mobilidade nas grandes cidades. Entre as propostas criadas pelo grupo, que conta com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), está o Copenhagen Wheel, que transforma qualquer bicicleta em um modelo elétrico.

A tecnologia foi pensada para tornar as pedaladas mais leves. O sistema pode ser utilizado em qualquer bicicleta. Instalado na roda traseira, ele mantém as características tradicionais da bike, oferecendo a possibilidade de o ciclista contar também com o apoio de um motor elétrico wireless.

O Copenhagen Wheel é um sistema inteligente e que possui diversas possibilidades para elevar a sua performance. Os freios, por exemplo, são equipados com um sistema que aproveita a energia regenerativa. O controle sobre o uso do motor elétrico é feito de acordo com a força que exercida sobre o pedal. O mais interessante é que tudo isso funciona sem que haja a necessidade de cabos serem instalados na bike.

Os criadores também desenvolveram um aplicativo para celular em que o usuário consegue personalizar o uso do motor elétrico e também arquivar as estatísticas de suas viagens.

A tecnologia está disponível para pré-compra e custa US$ 799.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/roda-tecnologica-transforma-qualquer-bike-em-modelo-eletrico

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »