saneamento basico

Torres de empreendimento serão entregues com sistema de captação de chuva

As três torres do empreendimento, em Piracicaba, serão entregues com sistema de captação de chuva; TRIO by Lindenberg também contará com infra semelhante.

O Lindenberg Timboril é o primeiro empreendimento da Construtora Adolpho Lindenberg a ser projetado e entregue aos proprietários com sistema de captação de águas pluviais. Instalado nas três torres do condomínio (Timbó, Pacará e Tambori), a capacidade de armazenamento total é de 54 mil litros. O volume será utilizado estritamente para limpeza de áreas comuns e rega dos jardins.

Segundo o coordenador de projetos da construtora, arquiteto Octavio Maringoni, a torre Tambori captará até 18 mil litros; Pacará, 21 mil; e Timbó, 15 mil litros de água. O sistema de reaproveitamento de água da chuva no empreendimento funciona separadamente em cada uma das torres. “Com toda certeza esta é uma tendência muito forte na construção civil. O reúso de águas pluviais é iminente diante de tamanha escassez do recurso hídrico”, comenta o coordenador.

A água tratada pelo sistema local será utilizada para alimentar as torneiras de lavagem e irrigação manual na região da implantação térrea de cada torre. As torneiras que recebem a água de reúso terão dispositivos de segurança (cadeado e placas de aviso), pois o filtragem realizada in loco não confere potabilidade para o consumo humano.

A captação se dá na cobertura de cada torre (lajes sem uso, sem máquinas e sem contato humano) – para este tipo de reúso é utilizada somente água pluvial limpa. A água coletada desce, por gravidade, para reservatórios e segue para as estações de tratamento, localizadas no mezanino de cada torre.

O sistema de filtragem inicia o processo com o bombeamento da água para um filtro de polipropileno, que remove partículas em suspensão. O curso segue com uma segunda passagem, desta vez pelo filtro de carvão ativado, importante para remoção de matéria orgânica e micro-organismos. Uma terceira limpeza acontece com o filtro de polipropileno expandido para retenção de carvão e um último polimento de partículas.

Na segunda etapa do processo a água já filtrada passa por uma câmara com luz ultravioleta para sua esterilização e em seguida é clorada. A água é então direcionada para os reservatórios das três torres do Timboril.

Futura moradora do Timboril, a empresária e fotógrafa Mônica Corazza aprova a implementação do sistema de reúso. “É maravilhoso saber que poderemos contar com esse recurso e foi isso que me motivou a ser uma futura moradora do local. A preocupação com o ambiente me toca profundamente mesmo antes mesmo da atual crise hídrica pela qual passamos.”

O TRIO By Lindenberg, o mix used da marca que está em fase inicial das obras, também terá um sistema semelhante ao do Timboril para captação e uso de águas pluviais. A iniciativa da Construtora Adolpho Lindenberg para ambos os empreendimentos, em Piracicaba, foi viabilizada pelas dimensões dos terrenos – é necessário amplo espaço porque o sistema para reúso demanda um projeto e instalações de grande porte.

LINDENBERG TIMBORIL
Primeiro investimento da Construtora Adolpho Lindenberg em Piracicaba, o Lindenberg Timboril é um empreendimento de altíssimo padrão, construído numa área de 7.000 metros quadrados, no espaço mais nobre do bairro Nova Piracicaba. Serão três torres, com apartamentos de 213, 278 e 365 metros quadrados, mais de 30 itens de lazer, paisagismo assinado por Benedito Abbud e áreas comuns com projeto de decoração do conceituado escritório paulistano de arquitetura DP Barros.

Com 125 apartamentos, construídos com a qualidade e o requinte que fazem a Lindenberg ser conhecida como a grife do mercado imobiliário, o Lindenberg Timboril será entregue este ano e ainda tem unidades disponíveis para comercialização.

60 ANOS
Sinônimo de sofisticação e credibilidade – qualidades que a tornaram conhecida como a ‘grife’ do mercado imobiliário brasileiro –, a Construtora Adolpho Lindenberg chega aos 60 anos em sua melhor forma. Além de uma atuação histórica e marcante nos melhores e mais exclusivos bairros de São Paulo, a empresa expande seus investimentos para o interior paulista e Baixada Santista, onde vem lançando empreendimentos residenciais de altíssimo padrão, corporativos e mistos com grande sucesso.

Os números alcançados ao longo de seis décadas de atividades comprovam a solidez e liderança da marca em seu segmento de atuação: mais de 10 mil clientes atendidos, aproximadamente 700 empreendimentos entregues, 14 milhões de metros quadrados construídos em mais de 15 cidades brasileiras.

Os diferenciais construtivos dão aos produtos da marca seu caráter único: pé-direito alto, piso com atenuação acústica nas salas e dormitórios, pintura epóxi no subsolo; sistema PEX, que garante menor chance de vazamentos; infra para uso de sistema biométrico para acesso às unidades; água quente nas torneiras dos banheiros, projetos de paisagismo, decoração e segurança assinados por empresas e profissionais renomados, entre outros.

Atualmente, a Construtora Adolpho Lindenberg e a Incorporadora Lindencorp investem em obras e lançamentos em São Paulo, Santos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Osasco, Guarulhos, Santo André e São Caetano.

 
Fonte: Max Press

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »