saneamento basico

Tratamento de Chorume: nova tecnologia compacta

O chorume é um efluente altamente poluente e de composição complexa gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários.

Esse efluente é considerado mais agressivo que o esgoto e produz um grande impacto ao meio ambiente, pois possui pH ácido, alta Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), alto valor de Demanda Química de Oxigênio (DQO), além de diversos compostos altamente tóxicos, que com o passar do tempo se convertem parcialmente em gás metano e gás carbônico (CO²).

Por conta de fatores ambientais, estabilidade do aterro e qualidade de vida da comunidade local, é necessário um tratamento adequado desse composto, fazendo com que os aterros tenham que enviar o efluente para estações de tratamento de esgoto, o que impacta em custos logísticos e operacionais.

A fim de trazer mais eficiência, economia e praticidade ao processo, a empresa francesa EMO, representada no Brasil pela aQuamec, projetou recentemente a Unidade de Osmose Reversa OSMEO®, destinada ao tratamento in loco do chorume.

A unidade possui vários estágios de pré-tratamento e uma etapa final por osmose reversa. Ao fim do processo é possível obter, separadamente, a água tratada e o concentrado contaminado.

Além de ser uma unidade compacta que pode ser instalada no próprio aterro, a OSMEO® tem como vantagem a opção de locação.

Vantagens da Unidade OSMEO®

  • Instalação rápida e compacta: as unidades de processo são móveis, a instalação é conteinerizada ou pode ser montada em skid’s.
  • Operação: Osmeo é totalmente automatizada e pode ser controlada remotamente.
  • Compatibilidade: Este processo é confiável para qualquer tipo de chorume de 0 a 40.000 μs/cm. De acordo com o resíduo local ou a qualidade de descarte/reuso permitida/requerida, podendo ser fornecido em 2 ou 3 passos de filtração.
  • Várias capacidades disponíveis de acordo com a necessidade.
  • Considerável redução de volume de chorume, remoção poluentes > 99% para sais dissolvidos, metais pesados, DQO, bactérias e vírus.

Para mais informações sobre produtos para o tratamento de efluentes, entre em contato com a equipe técnico-comercial da Aquamec Brasil.

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:
Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) assinou, na quinta-feira (16 de julho), o termo de autorização para o início imediato das obras da Dessal do Ceará. A usina será a maior planta de dessalinização do país. Terá capacidade projetada de 1 metro cúbico por segundo, o equivalente a mil litros de água dessalinizada por segundo.

Leia mais »
ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá, a partir de 22 de julho, um ciclo de oficinas voltado à implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico. A iniciativa tem como objetivo orientar as entidades reguladoras infranacionais (ERIs) sobre as mudanças introduzidas pela reforma tributária e seus impactos na regulação dos serviços.

Leia mais »
Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Há um dado que merece nossa profunda reflexão: o Brasil recicla apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos que produz. Menos de 3% de tudo o que consumimos e descartamos retorna à cadeia produtiva. O número impressiona e revela quanto o país ainda desperdiça uma oportunidade de gerar emprego, renda, reduzir gastos públicos e preservar o meio ambiente.

Leia mais »