saneamento basico

Universitários criam carregador de celular movido a atividades físicas

Três estudantes da Universidade Northwestern, em Illinois, nos EUA, desenvolveram um carregador sustentável que utiliza a energia gerada nas corridas e outras atividades físicas para abastecer os celulares. Chamado de myPower, o dispositivo captura e energia cinética gerada pelos atletas e pode transformar uma corrida de 45 minutos na quantia suficiente para garantir o funcionamento dos celulares por até oito horas.

O carregador desenvolvido pelos universitários Tajas Shastry, Michael Geier e Alexander Smith fica ligado ao corpo e aproveita a energia gasta livremente durante as voltas na pista e exercícios. De acordo com os inventores, o dispositivo tem o tamanho um pouco maior ao de um iPhone 5 e se encaixa diretamente na cintura de cada atleta. Assim, o equipamento sustentável também é uma maneira de estimular as pessoas a adotarem as corridas e outras atividades físicas.

Além de manterem seus celulares carregados e colaborarem para a própria saúde e o bem-estar, os usuários do myPower também reduzem consideravelmente as emissões de carbono no ambiente. Pode parecer inacreditável, mas, de acordo com as pesquisas produzidas pelos estudantes, cada celular emite uma pegada de carbono de, aproximadamente, cinco milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono a cada ano, somente com o carregamento convencional.

Embora o myPower ainda seja um conceito, seus inventores já realizam esforços para finalizar o protótipo e dar início à produção em larga escala, pensando na comercialização do dispositivo – segundo os jovens, o carregador sustentável deverá chegar ao mercado com o preço aproximado de 140 reais. De acordo com o InHabitat, por enquanto não há previsão de o myPower ser comercializado – mas, quando começar a ser vendido, o carregador vai contar com uma porta USB adicional, podendo ser utilizado por mais gadgets simultaneamente.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/universitarios-criam-carregador-de-celular-movido-a-corridas

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »