saneamento basico
nortech

Nova solução para detecção de vazamentos e infiltrações em redes de distribuição de água e esgotamento sanitário

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Nortech, empresa brasileira e distribuidora exclusiva da Electro Scan Inc, traz ao Brasil uma nova tecnologia que localiza 100% dos vazamentos sem falso-negativo ou falso-positivo.

Avaliação de perdas de água no Brasil (SNIS 2019):

Chamamos de perdas de água, aquele desperdício não intencional de água potável que ocorre em um sistema de abastecimento. Essas perdas trazem impactos negativos para toda a sociedade, uma vez que grande quantidade do líquido que seria adequado para o consumo acaba sendo desperdiçada.

No gráfico abaixo é apresentado os valores do índice médio de perdas na distribuição dos 27 prestadores de serviços de abrangência local de maior porte, participantes do SNIS em 2019, além da média nacional.

Grafico

Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS-2019)

Dentre os 27 prestadores de serviços de abrangência local de maior porte, 13 situam-se abaixo da média nacional de 39,2%, representando uma população total residente pouco superior a 8 milhões de habitantes, sendo 98,1% em áreas urbanas.

Com índices iguais ou inferiores a 20%, destacam-se os prestadores dos municípios de Campo Grande/MS (20,0%), Blumenau/SC (16,4%) e Limeira/SP (12,3%), com população residente de 895.982, 357.199 e 306.114 habitantes, respectivamente. Por outro lado, o único prestador com índice maior que 60% é Manaus/AM (72,1%), com população residente de 2.182.763 habitantes. Destaca-se que Cuiabá/MS, que no ano anterior também estava acima dessa faixa, em 2019 teve uma pequena queda, ficando apenas um pouco abaixo, com 59,4%.

Diante desse cenário, são fundamentais tecnologias que detectem, controlem e reduzam a perda contínua de água no país.


LEIA TAMBÉM: COMBATE À PERDA DE ÁGUA NA DISTRIBUIÇÃO NÃO AVANÇA EM 5 ANOS NO ABC


Nortech e Nova Tecnologia

A Nortech é uma empresa brasileira e é a distribuidora exclusiva da empresa americana Electro Scan Inc no Brasil.

Sediada em Sacramento na Califórnia, a Electro Scan conta com uma tecnologia avançada que usa baixa tensão, alta frequência e corrente elétrica para encontrar com precisão cada vazamento em canos de água pressurizados ou canos de esgoto, com a aproximação de 1 cm ou 0,4. polegadas.

Para a detecção dos vazamentos, é inserido um equipamento inteligente chamado Delta dentro da rede em carga que possui uma sonda de condutividade de baixa voltagem, um sensor acústico, e também uma câmera HD para filmagem. O Delta é impulsionado por uma espécie de paraquedas que se abre no momento em que entra na rede.

A sonda “bombardeia” a parede do tubo com uma voltagem de 11v em 3600 graus e ao longo de toda a extensão da seção inspecionada. Qualquer defeito, por menor que seja, irá permitir que a corrente elétrica escape, e caso isso ocorra, evidentemente também irá escapar água por aquele local.

Com isso, pode-se afirmar que a tecnologia localiza 100% dos vazamentos sem falso-negativo ou falso-positivo. A acurácia da posição dos defeitos é de 1cm, pois se tem o controle preciso do umbilical que leva a sonda.

Cada defeito é descrito em L/s e é possível calcular o diâmetro do furo, e dessa forma, fazer uma boa estimativa do volume vazado.

O relatório com a posição dos vazamentos e sua quantificação é entregue ao cliente em menos de 10 minutos após o término da inspeção.

O telediagósitico (CFTV) é utilizado para guiar a sonda durante a inspeção e os dados das imagens podem ser utilizados para medir a ovalização do tubo. E o sensor acústico é utilizado para redes de aço-carbono, único material onde existe dificuldade em utilizar a tecnologia de condutividade de baixa voltagem.

Para maiores informações, entre em contato com a Nortech.

 

Renata Mafra – Produtora de conteúdo 

[email protected]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias: