saneamento basico

Tratamento eficaz para a prevenção de H2S

Sulfeto de hidrogênio, ou H2S, é um gás tóxico frequentemente encontrado em sistemas de esgotos, obras de tratamento de esgoto e estações de tratamento de águas residuais industriais. Desenvolve-se nos esgotos por causa de atividade biológica nas águas residuais.

Existem muitos sistemas de combate à poluição por odor ligada ao sulfeto de hidrogênio. Algumas soluções só mascaram o problema, já outras, como o Nutriox, são preventivas. O Nutriox é um processo natural desenvolvido pela Yara desde o final dos anos 1980. Ele é usado por municípios em centenas de localidades com problemas de sulfeto de hidrogênio.

O Nutriox é um sistema que evita a liberação do sulfeto de hidrogênio e os odores que ele produz. O Nutriox age na origem do problema e injeta automaticamente quantidades exatas de nutrientes, onde e quando necessário, nos sistemas de esgoto ou obras de tratamento de esgoto. Usando modelagem complexa e equipamentos para dosagem, ele assegura a taxa de injeção ideal para eliminar reclamações de odores da comunidade, e também evitar o risco de exposição do empregado ou do público a este gás altamente tóxico.

Desde 2010, o H2S tem sido considerado um gás tóxico pela União Europeia. O gás é mortal se as concentrações se tornarem muito grandes (> 1000 ppm) e sua presença é geralmente detectada por seu odor característico de “ovos podres”. No entanto, acima de uma determinada concentração, o sulfeto de hidrogênio anestesia o nervo olfativo, de modo que o aroma não pode ser detectado. Daí a importância de medidas preventivas, como o Nutriox, fornecido pela Yara.

Viste o site da Yara para mais informações: www.yarabrasil.com.br

Publicidade

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »