Teste hidrostático equipamentos da Itubombas

Teste hidrostático com suporte de equipamentos da Itubombas garante a manutenção de modal dutoviário de etanol

Teste hidrostático equipamentos da Itubombas

A produção de etanol no Brasil deve dobrar nos próximos 10 anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O aumento é bastante positivo para os brasileiros que assistem o preço da gasolina oscilar a cada dia nos postos de combustíveis do país. De acordo com a instituição, estima-se crescimento da ordem de 50 bilhões de litros produzidos por ano ao final do período.

Para levar o etanol aos consumidores, a infraestrutura de transporte não pode depender apenas do modal rodoviário.  Os dutos destacam-se como uma das opções com menos impactos ambientais, melhor custo-benefício e segurança.

Empresas do sistema logístico de etanol entendem a importância de operar seus corredores de transporte dutoviário, sem riscos de acidentes ou perdas de produto.

Os testes hidrostáticos são utilizados para identificação de vazamentos e avaliação da resistência de tubos, mas sistemas de inspeção mais especializados utilizam também de outros instrumentos, como PIG (Pipeline Inspection Gauge).

O PIG é um instrumento cilíndrico empurrado através de um fluido para limpeza e inspeção de tubulações.

Uma importante empresa no segmento logístico necessitava realizar testes ao longo de 37 km de sua rede de transporte de etanol em Guararema (SP) e utilizaria um PIG instrumentado, equipamento que agrega sensores capazes de mapear a tubulação e coletar dados para identificação de possíveis problemas.

Inserido dentro da tubulação, o PIG requer que um fluido seja injetado na parte posterior do instrumento para sua movimentação. Neste momento, outro tipo de equipamento entra em ação: as motobombas que vão impulsionar o fluido que por sua vez, empurra o PIG.

Este processo exige que se controle a velocidade através da pressão da bomba.

Motobombas atuam no processo de inspeção

Explicando o uso de motobombas no processo, Matheus Silva, responsável na Itubombas pelo atendimento neste projeto, comenta que as bombas funcionam como motor do PIG e a velocidade é controlada pela vazão delas.

bomba_submersivel

Matheus reporta que, para realizar os testes, o cliente necessitava de uma vazão de 150 m³ por hora e uma pressão de 18 bar. Somente assim o PIG percorreria os 37 km, vencendo todos os desníveis, na velocidade adequada e no cronograma exigido pelo cliente.

Dois sistemas de motobombas idênticos foram aplicados. Ambos compostos por uma bomba WEDA 90H, a recalque na sucção da bomba ITU-63C17. Um destes destinava-se à reserva (back-up) na primeira etapa do trabalho. Na última etapa foram utilizadas duas motobombas ITU-63C17.

“Como o PIG Instrumentado é relativamente delicado e de alto custo, a linha teve que ser preparada para recebê-lo. A linha foi preenchida com água, dois Flex PIGS foram inseridos inicialmente, seguidos por dois PIGS de limpeza para, só então, passar o Instrumentado”, detalha Matheus.

Locação de motobombas agrega vantagens ao processo

Com o primeiro contato em novembro de 2022, a Itubombas, especializada em movimentação de fluídos, respondeu com agilidade para definir o projeto junto ao cliente. O procedimento foi finalizado com sucesso no início de 2023.

“A locação envolveu o acompanhamento dos especialistas da Itubombas no início das operações, a fim de garantir o dimensionamento e o funcionamento de todo o sistema, com suporte total”, complementa o profissional responsável na Itubombas pelo atendimento neste projeto.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para movimentação de fluidos. Com sede em Itu, a empresa atende instalações de médio e grande porte em todo território nacional e inclui tecnologias de bombeamento a vácuo. Proporciona agilidade, confiabilidade e eficiência para as operações de seus clientes.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »