Universalização Esgoto MS Pantanal
A Ambiental MS Pantanal, empresa criada em Mato Grosso do Sul, com o foco em universalizar o saneamento básico até 2031, completou dois anos em maio. O empreendimento surgiu através de uma PPP (Parceria Público Privada) entre a Sanesul e o Grupo Aegea.
Presente na maior parte dos municípios sul-mato-grossenses, a empresa vem adotando novas tecnologias ambientais, além de operar no desenvolvimento sustentável com excelência profissional dos seus 300 funcionários.
Pensando na modernização da operação, o programa “Infra Inteligente” mapeia a estrutura de esgotamento sanitário do estado repassada pela Sanesul, tornando o planejamento de estrutura mais assertivo.
Veículos adaptados para 68 municípios, em 11 polos espalhados por MS, estão entre as melhorias da estrutura, minimizando possíveis transtornos em serviços como manutenção, troca de tubulação e ligação na rede de esgoto.
Práticas Sustentáveis
Alinhada com as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, a empresa trabalha em busca do menor impactos ambientais. Um exemplo, é a parceira com a Organics, que usa o lodo produzido nas estações de tratamento de esgoto. Associado com o esterco bovino, o material é em nutrientes, ajudando na recuperação de áreas degradadas, na adubação de hortas comunitárias, lavouras em aldeias indígenas e viveiros de mudas.
LEIA TAMBÉM: UFMS e MS Pantanal assinam termo de cooperação técnico-científica
A MS Pantanal mantém um elo significativo com o Rotary Clube, que tem contribuído para ações de reflorestamento no estado. Somadas às outras ações de reflorestamento da AMSP (Ambiental MS Pantanal), já são em média 24.117 árvores plantadas, contribuindo para a preservação da biodiversidade no Mato Grosso do Sul.
O diretor-presidente da MS Pantanal, Paulo Antunes, afirma que nos dois anos de atuação, o grupo ajudou na melhora da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.
“Nesses dois anos, contribuímos diariamente com a qualidade de vida de cerca 60% da população atendida pela Sanesul, isso representa cerca de 1,7 milhões de pessoas em todo Estado. Desde o início da nossa operação, incrementamos também 29 mil serviços de desobstrução, abrangemos 63 mil serviços preventivos em estações elevatórias e fizemos 12 mil serviços preventivos em rede, sem dúvidas os serviços prestados em números quantitativos são o caminho para gerarmos resultados qualitativos para a vida das pessoas”, exemplifica.
Fonte: PP.