saneamento basico
Governo Pará Estação Esgoto

Pará relança licitação internacional de R$ 3,6 bi para conceder saneamento do Bloco C

Pará Licitação Internacional Saneamento

O governo do Pará publicou na segunda-feira (9) o edital de concorrência pública internacional para a concessão de serviços de saneamento básico nas áreas urbanas de 27 municípios do Bloco C, que abrange as regiões do Baixo Amazonas e do sudoeste do estado.

O modelo de concessão, estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê investimentos de R$ 3,6 bilhões para universalizar o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto até 2039, além de R$ 6 bilhões em despesas operacionais ao longo dos 40 anos de contrato.

O edital está disponível no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP) e no Portal Eletrônico de Compras do Governo do Estado do Pará (Compraspará). O leilão está marcado para o dia 5 de agosto, no auditório da B3, em São Paulo.

Mudanças após leilão sem propostas

O Bloco C não recebeu propostas no leilão realizado em 11 de abril deste ano, quando a AEGEA Saneamento venceu os Blocos A, B e D, que juntos somam investimentos de R$ 15,2 bilhões.

Para tornar o projeto mais atrativo, o governo revisou as premissas da concessão. Parcelando o valor da outorga de R$ 400,6 milhões ao longo de 20 anos, com parcelas menores nos períodos de maior demanda de investimentos.

Pará Licitação Internacional Saneamento

Atualmente, o Bloco C possui índices de atendimento de água de 67% e de esgoto de apenas 12,3%, com perdas de água chegando a 49,2%.

As metas contratuais são a fim de ampliar a cobertura de água para 99% e reduzir as perdas para 25% até 2033. Além de elevar a cobertura de esgoto para 90% até 2039. A população beneficiada é de cerca de 800 mil habitantes, incluindo municípios como Santarém e Altamira, segundo o edital.

Fonte: G1.

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »