saneamento basico

A transição global para um abastecimento energético sustentável

Existem algumas palavras alemãs que são até usadas internacionalmente, como Zeitgeist e Leitmotiv. Nos últimos anos, acrescentou-se o termo Energiewende, que significa a transição para um abastecimento energético sustentável, baseado em fontes renováveis de energia.

Desde 2000, a Alemanha vem se empenhando em remodelar por completo seu setor energético. O país vai desativar todas as suas usinas nucleares até 2022, reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 95% e aumentar radicalmente a proporção de energias renováveis em sua matriz energética para 80%, ambos até 2050. Nos últimos 20 anos, o setor energético alemão investiu muito em pesquisa e desenvolvimento. Há hoje muitas empresas alemãs líderes de mercado nessa área, que criaram mais de 370 mil postos de trabalho na Alemanha.

O país também se engaja internacionalmente por uma Energiewende global. Há boas razões para isso.

Em primeiro lugar, o abastecimento energético não sustentável tem desvantagens consideráveis. A importação insegura de combustíveis fósseis, catástrofes nucleares como em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011) e toneladas de gases de efeito estufa provenientes da produção energética convencional — tudo isso pode ser evitado com a utilização de energias renováveis.

Em segundo lugar, a Energiewende dá uma contribuição importante para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável que a comunidade internacional adotou no âmbito das Nações Unidas com a Agenda 2030.

Em terceiro lugar, a Energiewende melhora a competitividade de uma economia. O progresso tecnológico vertiginoso tornou as energias solar e eólica mais acessíveis; a indústria pode poupar muito dinheiro com soluções de maior eficiência energética. Assim, com a Energiewende global, tanto as empresas como o Estado saem ganhando.

Cada vez mais países estão reconhecendo a necessidade e as vantagens de uma política energética moderna. A Energiewende global vai de vento em popa em todo o mundo — particularmente depois do Acordo de Paris sobre o Clima. Mais do que nunca, investidores de todo o mundo estão olhando quais países já reconheceram os sinais dos tempos.

O Brasil possui enormes recursos energéticos. Além de grandes reservas de combustíveis fósseis e energia proveniente de grandes usinas hidrelétricas, o Brasil dispõe, sobretudo, de excelentes condições para a produção de energia eólica e solar. Por isso, essas fontes de energia constituem cada vez mais o foco da política energética brasileira. Na área da bioenergia, o Brasil é considerado um global player.

Desde 2008, a Alemanha e o Brasil estão ligados por uma parceria energética na área das energias renováveis e da eficiência energética. Nossos projetos conjuntos apoiam a utilização de energias eólica, fotovoltaica e de biogás, bem como a identificação de potenciais para a eficiência energética no Brasil. Queremos fortalecer essa colaboração e, em conjunto com o Brasil, avançar rumo a uma Energiewende global.

Autor: Frank-Walter Steinmeier, ministro das Relações Exteriores da Alemanha.
Fonte: O Globo

Últimas Notícias:
Água tratada e esgoto coletado ainda são privilégio no Brasil o engenheiro Diego Borges explica o que isso custa para a vida nas cidades

Água tratada e esgoto coletado ainda são privilégio no Brasil: o engenheiro Diego Borges explica o que isso custa para a vida nas cidades

Há uma experiência comum a milhões de brasileiros que raramente aparece nas estatísticas oficiais sobre saneamento. É o cheiro que vem do córrego no fundo do bairro. A criança que passa a semana com diarreia e ninguém consegue entender por quê. É a rua que alaga a cada chuva forte porque o sistema de drenagem nunca foi projetado para funcionar junto com a rede de esgoto. São situações que parecem desconectadas entre si, mas que têm uma causa comum: a ausência de infraestrutura sanitária adequada.

Leia mais »
Novos reservatórios e estações vão solucionar problema histórico de abastecimento de água para beneficiar 60% da população de Mauá

Novos reservatórios e estações vão solucionar problema histórico de abastecimento de água para beneficiar 60% da população de Mauá

A Sabesp está em fase de conclusão de importantes obras estruturantes na cidade de Mauá. As intervenções irão solucionar os gargalos históricos de abastecimento e beneficiar diretamente 240 mil moradores do município, na região do ABC paulista. Entre as principais obras estão o novo Centro de Reservação Mauá. Além disso, a companhia constrói as Estações Elevatórias de Água (EEAs) Anchieta, Zaíra e Caixa de Passagem. Essas estruturas serão atendidas pelo Sistema Alto Tietê. O investimento total é de R$ 166,8 milhões.

Leia mais »
Com saneamento, renda pode ser quase 50% maior no Brasil

Com saneamento, renda pode ser quase 50% maior no Brasil

Ter acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário vai muito além da saúde: significa mais oportunidades, qualidade de vida e crescimento econômico. Um levantamento do IBGE de 2024 revela que trabalhadores que vivem em áreas com saneamento básico completo recebem, em média, quase 50% a mais do que aqueles que ainda não têm acesso aos serviços. O dado reforça como o saneamento impacta diretamente o desenvolvimento das famílias e das cidades.

Leia mais »