saneamento basico

Secretário de Bento Gonçalves/RS apresenta PPP de Usina de Resíduos Sólidos para Cachoeira

O projeto de Parceria Público Privada (PPP) da Usina de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de Bento Gonçalves, foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento daquela cidade, Silvio Pasin, na manhã desta quinta-feira (13), ao prefeito Sergio Ghignatti, secretários e assessores das pastas da Administração e do Meio Ambiente.

Pasin, que esteve em Cachoeira a convite do secretário Ronaldo Tonet, explicou que Bento Gonçalves produz, em média, 110 toneladas de lixo por dia, um grande problema que pode ser solucionado com a construção de usina energética de resíduos sólidos.

“A maioria das cidades precisa recolher, transportar e enviar seu lixo para um aterro sanitário em outro município, já que não possui área própria, e pagar caro por tudo isso” explica Sílvio Pasin.

No caso de Bento, os materiais orgânicos são transportados por caminhões até o aterro sanitário de Minas do Leão, localizado a cerca de 180 quilômetros da cidade a um custo total superior a R$ 11 milhões por ano.

Aterros sanitários

 “Os aterros sanitários ao redor do mundo estão se esgotando, e até 2025 não serão mais permitidos aqui no Brasil. Alternativas precisam ser encontradas”, detalha.

A usina de tratamento e eliminação dos resíduos sólidos e orgânicos em parceria com a inciativa privada está na fase de ajuste do edital, a pedido do Tribunal de Contas.

“Estimamos uma economia de R$ 250 mil por mês somente no transporte e destinação do lixo. Além disso, a usina criará novas oportunidades de trabalho e aumentará a receita municipal com a comercialização da energia gerada através da transformação dos resíduos em gás, combustível ou outras substâncias industrializadas”, afirma Pasin.

Fonte: Rádio Fandango 

Últimas Notícias:
Gestão de ativos no saneamento Como sair do controle reativo para uma operação previsível EOS Systems

Gestão de ativos no saneamento: Como sair do controle reativo para uma operação previsível | EOS Systems

Sair do modo “apagar incêndios” para uma operação previsível é o divisor de águas entre empresas que sobrevivem e aquelas que se tornam referências de eficiência. No setor de saneamento, a gestão de ativos é a chave para transformar a infraestrutura invisível (tubulações enterradas) em dados estratégicos, fornecendo informações que guiarão decisões de alto impacto.

Leia mais »
Se toca! O lixo é nosso!

Se toca! O lixo é nosso!

Vivemos em uma sociedade marcada pelo consumo crescente. Nas últimas décadas, a expansão da produção industrial, da urbanização e do consumo de bens ampliou significativamente a geração de resíduos sólidos em todo o mundo.

Leia mais »
ESTUDO DE CASO BATIMETRIA E RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SBV Engenharia Ambiental (3)

Estudo de Caso: Batimetria e recuperação da capacidade operacional em estações de tratamento de esgoto | SBV Engenharia Ambiental

A operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) está diretamente condicionada à manutenção de sua capacidade hidráulica efetiva que, ao longo do tempo, progressivamente é comprometida pelo acúmulo de lodo nas unidades de tratamento. Tal fenômeno representa uma das principais causas de perda de eficiência, especialmente em sistemas baseados em lagoas de estabilização e reatores biológicos de grande volume.

Leia mais »