saneamento basico
BRK ETE Lontra

BRK remove 140 toneladas de resíduos da Estação Elevatória de Esgoto Praça Lions

BRK Resíduos Estação Elevatória

A BRK realizou uma limpeza inédita na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Praça Lions, em Maceió. Da estrutura, que não passava por esse tipo de manutenção há pelo menos 18 anos, a empresa removeu cerca de 140 toneladas de resíduos, incluindo areia, cabelo, fio dental, plástico, gordura e outros materiais sólidos descartados indevidamente nas redes coletoras de esgoto.

Após limpeza preventiva, 40% da capacidade de operação da unidade foi recuperada; elevatória não passava por esse tipo de manutenção periódica há, pelo menos, 18 anos

O acúmulo de lixo nessas unidades operacionais, que são responsáveis por bombear o esgoto coletado nos imóveis para o tratamento adequado, pode comprometer o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Por isso, as estações elevatórias requerem manutenções contínuas, como explica Magnólia de Jesus, gerente operacional da BRK em Alagoas.

“Essas limpezas ajudam a melhorar a operação das bombas, evitar falhas de equipamentos e reduzir as chances de extravasamentos de esgoto nas vias públicas. Na EEE Praça Lions, recuperamos 40% da capacidade da estação após a manutenção, além de substituir tubulações danificadas”, destacou.

Devido à grande quantidade de resíduos sedimentados encontrados no poço úmido da unidade e do lixo retirado do gradeamento da estrutura, foi necessário o reforço de bombas de alta capacidade de vazão para garantir o transporte adequado do esgoto. Além disso, um guindauto (variação do guindaste) foi utilizado para remover os resíduos, em apoio aos caminhões de vácuo, em função da grande carga do material.

LEIA TAMBÉM: Saneamento: Investimentos da BRK em Alagoas já são maiores do que nos dez anos anteriores à concessão

Os materiais retirados das estações elevatórias são transportados para a base operacional da BRK em caçambas estacionárias e, posteriormente, levados por uma empresa devidamente credenciada para aterro sanitário, onde são descartados de forma correta.

Lixo e água da chuva na rede de esgoto

Os principais resíduos recolhidos pela BRK na Região Metropolitana de Maceió são materiais sólidos descartados incorretamente na rede de esgoto, coletados em desobstruções e nas estações elevatórias e de tratamento de esgoto. Além do lixo, uma grande quantidade de areia, proveniente de contribuições irregulares de água da chuva e ruas sem pavimentação, tem sido removida das tubulações.

“A presença de água da chuva na rede de esgoto sobrecarrega o sistema de esgotamento sanitário, que é projetado apenas para receber esgoto doméstico, e atrapalha o tratamento adequado dos efluentes. Isso acaba trazendo transtornos, como os extravasamentos de esgoto em vias públicas”, reforça Magnólia.

Caso inusitado

Ao intensificar a limpeza das redes de esgoto, a empresa se deparou com casos inusitados, como a retirada de uma cadeira de plástico intacta de um coletor situado na Jatiúca. Somente nessa região, foram retiradas mais de 80 toneladas de resíduos de um trecho da rede, que, desde que foi construída, há mais de uma década, nunca havia passado por uma limpeza preventiva.

Fonte: Tribuna Hoje.

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »