Coleta seletiva em Uberlândia/MG tem aumento de 30% em 2021 em relação à 2020

Imagem Ilustrativa

A Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) registrou um aumento de 30,1% em 2021, em relação à 2020. No ano anterior, a autarquia realizou a coleta de 2.699.823 kg de resíduos, enquanto em 2021 o total anual foi de 3.515.108 kg, resultando em um aumento de 815.285 kg. Já a coleta de lixo convencional teve uma queda de 4,6%, tendo 214.194,690 ton recolhidos em 2020 e 206.645,120 ton em 2021.

Foram recolhidos 3,5 milhões de quilos durante o ano; em 2020, foram coletados 2,6 milhões de quilos.

A Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) registrou um aumento de 30,1% em 2021, em relação à 2020. No ano anterior, a autarquia realizou a coleta de 2.699.823 kg de resíduos, enquanto em 2021 o total anual foi de 3.515.108 kg, resultando em um aumento de 815.285 kg. Já a coleta de lixo convencional teve uma queda de 4,6%, tendo 214.194,690 ton recolhidos em 2020 e 206.645,120 ton em 2021.

Segundo o supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio, o aumento da Coleta Seletiva ocorreu pelas ampliações realizadas ao longo de 2020 e foram finalizadas em agosto de 2021. “O aumento da Coleta Seletiva em 2021 está totalmente relacionado à ampliação. Em janeiro de 2020, eram 29 bairros atendidos e em agosto do ano seguinte, ficou em 61 bairros”, disse.

Para Públio, a expectativa é que os números da coleta aumentem ainda mais em 2022.

“Neste ano, planejamos alcançar um aumento de 10% em relação ao ano passado na cobertura dos bairros. E os números do recolhimento da coleta seletiva devem crescer”.

Coleta Convencional

Em relação à redução na quantidade da coleta de lixo convencional, o supervisor lembrou que o ano de 2020 foi atípico, por ter sido o começo da pandemia de Covid-19. “Nesse período inicial da pandemia, a maioria das pessoas passou a ficar em casa e trabalhar de home office, o que ocasionou um aumento do lixo comum. No ano passado, com a volta ao trabalho e redução do tempo de permanência em casa, registramos uma queda na produção do lixo convencional”, disse o supervisor.

Fonte: Uberlândia.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »