saneamento basico
PR Reunião Grupo R -20

Estado/PR promove a 17ª Reunião Ordinária do Grupo R-20 sobre resíduos sólidos

PR Reunião Grupo R -20

Primeiramente o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), vai promover a 17ª Reunião Ordinária do Grupo R-20, que acontecerá no dia 8 (quarta-feira), das 8h às 17h30, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.

O evento é aberto ao público e tem como objetivo discutir e propor soluções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos no Paraná.

Pois o Grupo R-20 é um órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios e dos Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos das 20 regiões do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O grupo atua em temas como educação ambiental, coleta seletiva, inclusão social de catadores, logística reversa, pesquisa, ensino, extensão, disposição final de rejeitos e consórcios.

Mas o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, falou sobre a importância da participação dos representantes dos municípios e a população a se engajar nessa causa e a comparecer ao evento.

“O gerenciamento de resíduos sólidos é um desafio para o desenvolvimento sustentável e exige a participação de todos os setores da sociedade. A reunião do R-20 é uma oportunidade para conhecer as iniciativas que estão sendo realizadas no Paraná e contribuir com ideias e sugestões para melhorar a gestão dos resíduos em nosso Estado”, afirma.

PR Reunião Grupo R -20

Neste ano, a Sedest firmou parceria com a Escola de Gestão do Paraná para certificar a participação de cada servidor público no evento e disponibilizar uma plataforma digital para interlocução com os municípios.

Em suma a expectativa é que cerca de 300 pessoas participem da reunião, que contará com palestras, debates e apresentação de programas e projetos relacionados aos resíduos sólidos.

Temas do evento:

  • Operação Percola (realizada pelo Ministério Público e Instituto Água e Terra);
  • NR38 (que trata da Segurança e Saúde no trabalho nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e cuja vigência se inicia no dia 2 de janeiro de 2024);
  • Termo de Referência para programa municipal de educação ambiental sobre resíduos sólidos (PMEARS);
  • Projeto Conexões (escoamento sustentável de embalagens cartonadas);
  • viabilização de investimentos para a área de Resíduos Sólidos;
  • Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Baterias Chumbo-Ácido;
  • Ações de adequação do transbordo e construção de barracão de triagem de materiais recicláveis;
  • ações para promover a logística reversa de pneus (Associação dos Geradores de Pneus Inservíveis de Rio Negro – Agepin);
  • e Programa de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes (coleta de passivos e implantação de PEVs).

Em conclusão acesse a programação AQUI.

Inscrições

Portanto as inscrições para o evento podem ser feitas diretamente no site do Grupo R-20Aqueles que desejarem receber Certificado com carga horária expedido pela Escola de Gestão deverão também inscrever-se AQUI.

Fonte: AEN.

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »