saneamento basico
garrafas-reuso

Garrafas são projetadas para reúso em construções emergenciais

Imagem Ilustrativa

As Garrafas da Amizade fornecem água potável e depois reaproveitadas na construção de abrigos para ajuda humanitária.

Um dos recursos fundamentais em situações de ajuda humanitária é a água potável. Áreas atingidas por desastres naturais ou outros eventos extremos precisam receber água e muitas vezes isso significa muitas e muitas garrafas.

Com isso em mente, Tim Carlson desenho as Garrafas da Amizade. Com um design cuidadosamente projetado para o reúso das embalagens, as garrafas pode ser encaixadas de diversas maneiras e se transformam em partes de construções resilientes à condições climáticas.

As garrafas foram testadas em cabines de jantar em Nova Iorque e resistiram a um furacão. De acordo com os fabricantes, as cabines construídas com as garrafas podem resistir a ventos de tempestade de categoria 2.

Em situações de desastres naturais ou crises humanitárias, as garrafas podem fornecer abrigos temporários seguros para desabrigados.


LEIA TAMBÉM: Térmica a lixo em Barueri/SP é primeira a vencer leilão de energia do governo


Projeto antigo

Carlson está trabalhando no design das Garrafas da Amizade há mais de uma década. A motivação para que o produto fosse finalmente lançado veio quando ele viu a construção de estruturas improvisadas em Nova Iorque, onde vive, para atender as necessidades criadas pela pandemia da COVID-19.

Ele percebeu que este era o momento de oferecer uma solução e testar sua ideia. Para isso, ele montou as duas pequenas cabines para refeições usando as Garrafas da Amizade e vigas de madeira.

A estrutura foi aprovada. Além de oferecer uma ambiente agradável, as cabines resistiram às tempestades que atingiram a cidade, se mostrando uma alternativa viável para diferentes situações climáticas.

Ajuda humanitária

Com uma parceria com o Center for Architecture Science and Ecology, as garrafas estão avaliadas pela Cruz Vermelha e outras organizações como uma solução que une o envio de água e construção de abrigos.

“AS GARRAFAS PODEM SER USADAS PARA LEVAR ÁGUA E TAMBÉM OUTROS SUPRIMENTOS COMO ALIMENTOS OU REMÉDIOS. E DEPOIS DISSO SÃO REAPROVEITADAS.”

Um outro benefício é que, graças ao seu design, as Garrafas da Amizade oferecem inúmeras possibilidade de construção, podendo ser usadas para criar diversas estruturas.

De acordo com seu criador, não existem muitas limitações e é possível ir montando diferentes projetos, de acordo com a necessidade, com as garrafas funcionando como peças versáteis para as construções.

Design

“As garrafas plásticas são uma fonte de poluição plástica, um grande problema em diversas partes do mundo. Mas, com uma mudança no design do produto, elas podem se transformar em uma solução”, conta o arquiteto Tom Roland, parte da equipe que está trabalhando com as Garrafas da Amizade.

“COM ESTE DESIGN, AS GARRAFAS SÃO TRANSFORMADAS EM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E NÃO VÃO SER DESCARTADAS EM ATERROS SANITÁRIOS OU ENCONTRADAS NOS OCEANOS.”

Fonte: Ciclo Vivo.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »