saneamento basico
Lixo Zero Resíduos Eletroeletrônicos

“Lixo Zero” recebeu 13 caminhões de resíduos sólidos e 4 toneladas de eletroeletrônicos

Lixo Zero Resíduos Eletroeletrônicos

A ação denominada “Campo Mourão Lixo Zero”, realizada no sábado (3) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), recebeu um total de 124 metros cúbicos de resíduos sólidos, que lotaram 13 caminhões de carga, além de 4 toneladas de resíduos eletrônicos.

Em dois pontos da cidade e no distrito de Piquirivaí os moradores descartaram, sem custos, os mais diversos tipos de resíduos volumosos, eletrônicos e óleo de cozinha usado. Na semana passada, a SEMA recolheu também 124 metros cúbicos de resíduos na Vila Guarujá.

Em Piquirivaí ainda podem ser descartados resíduos até sexta-feira, dia 9, no antigo cemitério.

LEIA TAMBÉM: Desenvolvimento de ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos

Lixo Zero Resíduos Eletroeletrônicos

A ação visa conscientizar, mobilizar e dar oportunidade para o descarte correto de resíduos sólidos no município. Descartar lixo nos canteiros, terrenos baldios, fundos de vale e margens de estradas é crime e a legislação prevê multa ao infrator.

Está em construção, ao lado da sede da SEMA, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos. Será um local fixo para o descarte ambientalmente adequado desse tipo de materiais.

Fonte: Ta Sabendo Geral

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »