saneamento basico
microplásticos nos igarapés

Microplásticos depositados no fundo do mar triplicam em 20 anos

Microplásticos no fundo do mar

A quantidade total de microplásticos depositados no fundo dos oceanos triplicou nas últimas duas décadas com uma progressão que corresponde ao tipo e volume de consumo de produtos plásticos pela sociedade.

Aumento observado em estudo europeu reflete a produção global de plástico de 1965 a 2016

Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (ICTA-UAB, na Espanha) e pelo Departamento do Ambiente Construído da Universidade de Aalborg (AAU-BUILD, na Dinamarca), que fornece a primeira reconstrução de resolução da poluição microplástica de sedimentos obtidos no noroeste do Mar Mediterrâneo.

Embora o fundo do mar seja considerado o sumidouro final dos microplásticos que flutuam na superfície do mar, a evolução histórica dessa fonte de poluição no compartimento de sedimentos, e particularmente a taxa de sequestro e soterramento de microplásticos menores no fundo do oceano, ainda é desconhecida.

Fonte: RP.

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »