saneamento basico
Paraná Biometano Resíduos

Paraná terá primeira refinaria de biometano com resíduos da suinocultura

Paraná Biometano Resíduos

O Paraná vai ter a primeira refinaria de combustível 100% renovável com operação de a partir de resíduos da suinocultura do Brasil. A planta está sendo construída em Toledo, no oeste do estado.

O Brasil possui seis plantas de biometano autorizadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), e nenhuma utiliza resíduos da suinocultura.

O biometano pode ser usado para mover veículos, assim como o GNV, também pode ser usado na indústria e nas residências, para fogão, aquecimento, etc.

O Grupo Rejaile anunciou, em novembro deste ano, o investimento de R$ 50 milhões na produção de biometano.

A previsão é de que a planta comece a operar em 2026 e tenha uma produção de 3 milhões de m³ de biometano por ano. O diretor do grupo, Jefferson Rejaile, explica a importância do projeto.

Paraná Biometano Resíduos

O Paraná é o segundo estado com maior produção nacional de carne de porco. Esse é um dos motivos que levou o grupo a escolher a suinocultura para este projeto inicial.

Em suma a distribuição do gás natural fóssil,no estado, é por meio de um gasoduto, distribuído pela Compagás (Companhia Paranaense de Gás). Porém, este gasoduto passa a 450 km de Toledo. Jeferson explica que a planta vai adiantar a oferta de gás natural para a região oeste.

Então o projeto Corredor Azul foi lançado em 2020 pela Compagas. A partir da planta de Toledo, será possível a distribuição de gás natural renovável para os postos de Toledo e Cascavel no oeste do Paraná.

Fonte: Band News.

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »