saneamento basico
Paranavaí Usina Mecanizada Resíduos

Paranavaí/PR será pioneira com nova usina mecanizada de resíduos sólidos

Paranavaí Usina Mecanizada Resíduos

Paranavaí se prepara para um salto na gestão de resíduos sólidos com a implantação de uma Usina de Triagem Mecanizada (UTM), fruto de um convênio assinado entre a Itaipu Binacional e o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA).

Com um investimento total de R$ 19 milhões, a usina deve entrar em operação nos próximos 18 meses. No Brasil, apenas outras duas UTMs semelhantes estão em funcionamento, o que reforça o caráter pioneiro do projeto no tratamento de resíduos sólidos mistos.

O projeto, que beneficiará os 19 municípios integrantes do consórcio, promete reaproveitar até 90% do lixo coletado, reduzindo drasticamente o volume destinado ao aterro sanitário.

LEIA TAMBÉM: Fluid Feeder instala novo sistema de dosagem de cloro para Alcoa

Paranavaí Usina Mecanizada Resíduos

A UTM será instalada em uma área de 10 mil metros quadrados ao lado do aterro sanitário de Paranavaí e terá equipamentos de última geração para separar e reaproveitar os resíduos, mesmo que não estejam previamente separados.

Além da contribuição ambiental, a UTM deverá gerar até 45 empregos diretos, especialmente para catadores.

LEIA TAMBÉM: COP 29 não alcança avanços suficientes no financiamento climático

“Hoje, o aterro recebe cerca de 100 toneladas de resíduos por dia, mas com essa usina, poderemos salvar até 90% desse material, aumentando consideravelmente a vida útil do aterro”, destacou Fabiano Marcos Travain, presidente do CICA.

Fonte: PPC.

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »