São Carlos lixo orgânico
A Câmara Municipal vota nesta quarta-feira (16), projeto de lei (PL) que obriga a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos em São Carlos. A sessão ordinária tem nova data por conta do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta terça (15).
O projeto, de autoria de Djalma Nery (PSOL), propõe diferentes caminhos para uma destinação ambientalmente mais correta do lixo orgânico do município
O projeto, de autoria de Djalma Nery (PSOL), propõe diferentes caminhos para uma destinação ambientalmente mais correta do lixo orgânico do município. A lei valerá para resíduos domiciliares, restos de poda, varrição e jardinagem, além de oriundos de grandes geradores.
O PL prevê, ainda, aumento escalonado da destinação à reciclagem ou compostagem dos resíduos. Em 2023, por exemplo, 20% do material deverá ter fim ecologicamente correto, percentual que aumenta de forma gradativa até 2040.
A votação da nova lei de destinação de lixo orgânico ocorrerá em uma semana que as mudanças climáticas estão no centro da pauta mundial com a COP 27, que é realizada no Egito. A discussão na Câmara Municipal também coincide com o que pode ser uma guinada do Brasil nas políticas de meio ambiente e clima, o que é festejado pela comunidade internacional.
Fonte: A Cidade ON.