saneamento basico

Programa Trata Óleo faz coleta em ecopontos para evitar descarte inadequado em Jaú/SP

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Inciativa é da concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto da cidade. A cada quatro litros de óleo levado para coleta, a pessoa ganha um óleo de cozinha novo em troca.

O programa de descarte de óleo de cozinha “Trata Óleo” foi lançado em Jaú lançado neste mês de março para fazer a coleta do material levado pela população e destiná-lo à geração de biodiesel.

A inciativa da concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto da cidade com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem o objetivo de evitar o descarte inadequado do óleo de fritura, que provoca degradação ambiental e pode causar entupimento do esgoto.

Além disso, quando descartado no solo, ele impermeabiliza a terra e contribui para a ocorrência de enchentes, além de contaminar as águas subterrâneas e os mananciais, conforme informa a concessionária.


LEIA TAMBÉM: A OBRIGATORIEDADE DA IMPLANTAÇÃO DA TAXA DE LIXO E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS


Segundo a gestora do programa ambiental, Mariana Negrão Burin, a cada quatro litros entregues nos postos de coleta do programa, a pessoa ganha um litro de óleo de cozinha novo.

Alguns ecopontos da cidade estão sendo usados para a ação, além de condomínios residenciais onde há recipientes apropriados para a coleta. Confira o endereço dos ecopontos:

  • CRAS do distrito de Potunduva: Rua Santa Catarina, 220, Jardim Concorde
  • CRAS do Jardim Pedro Ometto: Avenida José Maria de Almeida Prado, 573
  • CRAS do Jardim Cila de Lúcio Bauab: Rua Luís Sanzovo, 491
  • Secretaria de Meio Ambiente: Rua Edgard Ferraz, 619, Centro (próximo à prefeitura)
  • Loja de atendimento ao cliente da Águas de Jahu: Rua Saldanha Marinho, 310, Vila Nova.

Como armazenar o óleo

É preciso esperar o óleo esfriar e, em seguida, colocá-lo em garrafas plásticas, de preferência transparentes, usando um funil. Depois de fechar a tampa com cuidado, basta guardar a garrafa com óleo em um local protegido e arejado, longe do sol e do calor. Quando a garrafa estiver cheia, é só levá-la a um dos ecopontos de coleta.

Fonte: G1.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »