saneamento basico
webinar

Startup do setor de logística reversa de embalagens promove webinar para debater questões do segmento no Brasil

Imagem Ilustrativa

No próximo dia 31, a startup Central de Custódia, empresa que atua desde 2021 como verificador independente dos resultados da logística reversa de embalagens no Brasil, realizará seu primeiro evento voltado para discutir temas relativos ao segmento de reciclagem no País. O webinar “Verificação Independente da Logística Reversa de Embalagens”, realização da Central de Custódia em conjunto com Entidades Gestoras e Programas Aderentes que são parceiros da empresa, será transmitido gratuitamente via Internet por meio do canal da empresa no YouTube (www.youtube.com/centraldecustodia), das 17h às 18h30.

Evento da Central de Custódia terá palestras de representantes de entidades e programas dedicados à reciclagem de embalagens e acontece no dia 31/03, com transmissão gratuita no YouTube

O intuito do seminário online é abrir um espaço para que diferentes organizações que atuam no setor de logística reversa e reciclagem de embalagens possam se apresentar e conversar entre si para expor questões, demandas e soluções relacionados ao trabalho que fazem na área. Além da Central de Custódia como organizadora, o debate contará com a participação dos programas e entidades gestoras de logística reversa Dê a Mão para o Futuro, Recupera, Instituto Muda, Viraser e 4 Hábitos para mudar o mundo, Prolata, Instituto de Logística Reversa – ILOG, Valora, Tudo se Transforma, European Recycling Platform e Ecoloop by Ecocycle.


LEIA TAMBÉM: Projeto cria sistema nacional de logística reversa para resíduos têxteis

O webinar abordará temas como a importância de base da cadeia, lastro e existência de um verificador independente para transparência e rastreabilidade integral dos dados. O evento consistirá em uma apresentação inicial da Central de Custódia sobre os objetivos do verificador independente e os dados de recuperação de embalagens anonimizados já verificados dentro de sua plataforma. A seguir, os demais participantes falarão sobre seus programas e trarão pontos importantes a serem observados no desenvolvimento da logística reversa de embalagens nacional. A data de realização do seminário coincide com o prazo que é normalmente utilizado como limite para que as entidades gestoras entreguem seus relatórios de logística reversa para os órgãos públicos de fiscalização do setor.

Criada no último mês de agosto, a startup concluiu seus quatro primeiros meses de operação com aproximadamente 300 mil toneladas de materiais recicláveis verificadas, a partir da análise de milhares de notas fiscais emitidas por operadores logísticos que destinaram estes materiais para reciclagem. Para este ano, com a adesão dos maiores programas estruturantes do setor no país, a expectativa é de fazer a verificação de mais de 500 mil toneladas de recicláveis, o que corresponde a pelo menos 60% de toda a massa de resíduos recuperada e declarada pelos sistemas de logística reversa atuantes no país, hoje estimada em aproximadamente 800 mil toneladas por ano. “Estamos atuando no sentido de contribuir para estruturar ainda mais o setor de logística reversa de embalagens no Brasil e, para isso, é fundamental compartilharmos experiências com entidades, empresas e organizações que atuam na área, esse é um dos nossos objetivos não apenas com este webinar, mas com outros que realizaremos no futuro. Esse debate que faremos também será muito importante para demonstrar o compromisso de todas as entidades e programas aderentes com a transparência e segurança da cadeia de logística reversa de embalagens”, comenta Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia.

Serviço

Data: 31 de março (quinta-feira)
Horário: 17h00 às 18h30
Tema: Verificador Independente da Logística Reversa de Embalagens
Apresentação: Central de Custódia e organizações convidadas

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »