Unespar aproveitamento casca de coco verde
O campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) criou o projeto “Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável”, com participação da Cooperativa Eco Pontal, Prefeitura de Pontal do Paraná e Sanepar. O objetivo é aproveitar toda casca do coco verde consumido nas praias de Pontal, fazendo o descarte correto do coco sem agredir o meio ambiente.
O projeto também visa gerar recursos para a Cooperativa Eco Pontal (com o descarte sustentável do coco) e inserir a comunidade na solução dos problemas ambientais.
A equipe de limpeza das praias, mantida pela Sanepar, deposita a casca do coco separada do lixo e a equipe de coleta contratada pela prefeitura de Pontal do Paraná efetua a coleta separada levando até o ponto do processamento.
No local, os integrantes do projeto da Unespar apoiam a equipe da Cooperativa Eco Pontal com a trituração, lavagem e secagem da fibra da casca do coco verde, que fica armazenada para futuro processamento. O substrato é utilizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Pontal do Paraná para compostagem e utilização nos programas de hortas escolares e jardins públicos do município.
LEIA TAMBÉM: Sanepar recolhe 10 toneladas de resíduos por dia nas praias do Litoral
Unespar aproveitamento casca de coco verde
O coordenador do projeto, professor Sebastião Cavalcanti Neto, destaca que a proposta é retirar toda casca do coco verde destinado ao aterro sanitário e aproveitar o produto ao máximo. “A casca do coco é rica em substrato para utilização em compostagem e também em sua fibra, com inúmeras utilidades”, disse o professor.
Na temporada passada, o projeto triturou e aproveitou aproximadamente 10 toneladas de casca de coco. Para a temporada 2023, a expectativa é que o aproveitamento seja ainda maior.
Fonte: Folha do Litoral.