Prefeito Zito Barbosa visita a usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbano no Paraná

O sistema de triagem e compostagem de resíduos sólidos da cidade de Colorado no Paraná, é referência em todo Brasil.

Na usina, a destinação correta dos resíduos sólido urbano e o funcionamento de unidades mecanizadas permitem que o resíduo urbano doméstico, seja separado conforme sua classificação.

E foi com o objetivo de conhecer esse projeto piloto da Unidade de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos Urbano, que o Prefeito Zito Barbosa acompanhado do secretário municipal de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, do subsecretário de infraestrutura, Enock de Souza e o do procurador geral do município, Tulio Viana, visitou na última quinta-feira, 28, o município de Colorado.

A comitiva foi recebida pelo prefeito Marcos Mello, que em conversa sobre o projeto, explicou que a sua implementação foi fundamental para atender a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Todo processo de funcionamento realizado na Unidade de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos Urbano, está baseado em princípios físicos como magnetismo, densidade, peso, força, deslocamento e tem a capacidade de processar até 100 toneladas de resíduos por dia. A separação dos resíduos consiste basicamente em três etapas, e primeiramente acontece o isolamento dos resíduos recicláveis, posteriormente é feita a geração de matéria prima orgânica para composição de produtos, e por fim, triturados e secados os rejeitos, de forma que possam ser destinados à produção de paver (pavimento intertravado) e blocos.

residuos

Satisfeito com o modelo adotado em Colorado, o prefeito Zito Barbosa disse que o projeto além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, também apresenta um novo modelo de gestão para os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrente do manejo inadequado do resíduo sólido urbano.

“Esse é um modelo de gestão de resíduo sólido eficiente, pois atende a Lei n° 12.305/2010, como também faz o tratamento imediato do resíduo recolhido, erradicação do lixão e aterro. Elimina também substancialmente os gases provenientes dos resíduos, e possibilita a geração de matéria prima, promovendo a inclusão social de catadores com a geração de emprego e renda, o que desperta o nosso interesse”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: Jornal fronteira

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento transforma cidades paranaenses

Marco Legal do Saneamento transforma cidades paranaenses

Seis anos atrás, uma mudança na legislação brasileira redefiniu os rumos do saneamento básico no país. Em julho de 2020, a atualização do Marco Legal do Saneamento estabeleceu metas inéditas e desafiadoras: garantir que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.

Leia mais »