Baseform Digitalização Esgotamento Sanitário
Está em curso uma autêntica revolução no setor da água, aproveitando a geração de volumes cada vez maiores de dados e a disponibilidade de software preditivos para apoiar uma melhor tomada de decisões. Se isso já é visível no contexto do abastecimento de água, os sistemas de esgotamento sanitário ficaram um pouco atrás.
Mas é precisamente nos esgotos que as oportunidades de melhoria significativa em eficiência, sustentabilidade e gestão de riscos com base em análises de dados são maiores.
Contudo os sistemas de esgotamento sanitário exigem uma quantidade significativa de energia para bombeamento e tratamento, e operam frequentemente com grandes ineficiências se os volumes bombeados incluírem águas pluviais para as quais não foram projetados para transportar e tratar. Estes sistemas podem gerar sérios riscos ambientais e de saúde pública, devido a vazamentos ou despejo inadequado, bem como representar uma responsabilidade para a segurança pública. São infraestruturas caras de construir ou renovar, devido aos maiores diâmetros de tubulação e maior profundidade de instalação, e muitas vezes acumulam atrasos consideráveis na manutenção e renovação.
LEIA TAMBÉM: Baseform: Como o software pode ajudar na gestão de DMCs e no controle de perdas de água?
Portanto o retorno sobre o investimento de qualquer tecnologia baseada em dados, que possa efetivamente ajudar a reduzir esses problemas, tende a ser alto, dado o custo comparativamente baixo de aquisição e a flexibilidade de implantação. É precisamente isso que temos testemunhado na Baseform: as empresas de esgotamento sanitário usam cada vez mais seus dados disponíveis e nossas análises preditivas, resultando em economias significativas de recursos, redução riscos e um trabalho muito mais rápido e proativo.
Baseform Digitalização Esgotamento Sanitário
Em suma entre os principais resultados alcançáveis estão: reduções na água de infiltração e na contribuição pluvial parasitária, levando a menores custos de energia, melhor previsibilidade e gestão do tratamento, menores riscos ambientais e de saúde pública e maior capacidade do sistema. Igualmente importante é o aumento da eficiência dos esforços de renovação, concentrando-se naqueles ativos e partes do sistema cuja renovação, segundo as análises preditivas, mais reduzem o risco de falha ou aumentam a sustentabilidade do serviço.
Na gestão de contribuição indevidas, obter os números corretos economiza tempo, dinheiro e energia.
Entre em contato para descobrir como sua empresa de saneamento também pode se beneficiar da Baseform.