saneamento basico

Chlorum apresenta produção local de cloro e soluções para saneamento na Fenasan 2025

Durante a Fenasan 2025, o Portal Saneamento Básico conversou com Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum, empresa especializada na produção de cloro e derivados para saneamento e indústria.

Alfredo destacou o modelo inovador da companhia, baseado em contratos de longo prazo e produção local, com plantas em Palmeira (SC) e Uberlândia (MG), próximas aos clientes, garantindo segurança e eficiência logística.

A Chlorum produz cloro a partir de eletrólise da salmoura e transforma imediatamente em hipoclorito de sódio ou ácido clorídrico, evitando transporte de cloro gasoso e reduzindo riscos e pegada de carbono. Um exemplo é a ETA Gavião, em Fortaleza, que recebe 4 toneladas de cloro por dia, abastecendo aproximadamente 3,5 milhões de habitantes com segurança e confiabilidade.

Alfredo reforçou que a empresa acompanha o crescimento do saneamento no Brasil, oferecendo soluções locais e seguras, com foco em inovação, sustentabilidade e confiabilidade.

Assista à entrevista completa com Alfredo na Fenasan 2025.

Leia também: Nova fábrica da Chlorum Solutions é destaque nas celebrações de 137 anos de Uberlândia/MG

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »