saneamento basico

Naqua destaca soluções robustas e personalizadas para tratamento de água e efluentes na IFAT Brasil 2025

Naqua – IFAT Brasil 2025

Durante a cobertura da IFAT Brasil 2025, o Portal Saneamento Básico conversou com Ludovico Paschoalin, diretor geral da Naqua, no estande da empresa.

Atuando há oito anos no mercado, a Naqua já é referência nacional no fornecimento de equipamentos para tratamento de água, esgoto e efluentes, com soluções para o setor público e privado.

Segundo Ludovico, a empresa está consolidada, com fornecimentos para grandes indústrias — como papel e celulose e fertilizantes — além de concessionárias públicas. Seu diferencial está no suporte técnico personalizado, com engenheiros no time comercial que ajudam na escolha e no dimensionamento ideal dos equipamentos para cada cliente.

Além disso, com fábrica e escritório localizados em Diadema (SP), a Naqua atende todo o território nacional e até o mercado internacional. Conta com estrutura de assistência técnica via parceiros regionais.

“Já temos essa estrutura bem estabelecida no Brasil inteiro”, destacou Ludovico.

Entre os diferenciais tecnológicos, o diretor destacou a robustez dos sistemas de pré-tratamento, como gradeamentos, peneiras e desarenadores mecânicos. Por exemplo, um dos destaques é o desarenador com sistema de detecção de acúmulo de areia, que evita o descarrilamento das pontes mecânicas — uma inovação já fornecida à Sanepar e a indústrias de bebidas.

A Naqua também oferece soluções para potabilização de água, como ETAs compactas, filtros de areia, filtros para remoção de ferro e manganês. Abrandadores e sistemas de desmineralização por troca iônica são utilizados em diversos setores industriais.

Consequentemente, com agilidade, engenharia própria e soluções adaptadas à realidade de cada cliente, a Naqua se consolida como uma parceira estratégica para o setor de saneamento e indústria no Brasil.

Últimas Notícias:
Senai Paraná Qualidade Água

Senai Paraná monitora qualidade da água

A qualidade da água que chega às residências é um fator decisivo para a saúde pública. Entre os diversos parâmetros que devem ser monitorados, a presença de ânions – como fluoreto, cloreto, nitrato e sulfato – merece atenção especial.

Leia mais »