Nesta entrevista conferida ao Portal Saneamento Básico, o administrador de empresas Romolo Disconzi, CEO da Máquinas Hidráulicas Hidrosul Ltda., apresenta as novidades e inovações que pretende levar para a FENASAN 2019, reforçando seu posicionamento como empresa líder no dimensionamento, projeto, fabricação, montagem, instalação, comissionamento e pré-operação de estações de tratamento de efluentes (ETEs) em aço inoxidável, para efluentes domésticos e industriais, de 1 a 100 L/s. Ademais, apresentará a nova linha de aeradores mecânicos submersíveis e bombas submersíveis da série FIT — leves, balanceadas e em forma — totalmente livres de óleo.
Como novidades, levará biomídias otimizadas para remoção de matéria orgânica carbonácea e nitrificação e biomídias otimizadas para desnitrificação. Isso possibilita projetos e retrofits de sistemas IFAS e MBBR ainda mais compactos, seguindo o mesmo caminho trilhado pelos europeus e norte-americanos. Tudo fabricado no RS, com 20 anos de garantia.
Como inovações, levará um sistema de sensoriamento e monitoramento para ETEs que é compatível com quaisquer protocolos. Circunventou-se a Torre de Babel que se criou entre os diferentes fabricantes de sensores, medindo 6 grandezas: OD, ORP, RTD, pH, cor e condutividade — tudo com leituras segundo-a-segundo em tempo real com acesso na nuvem. É a ETE 4.0 na palma da mão!