saneamento basico
Sabesp utiliza robôs para limpar reservatório em Suzano sem interromper abastecimento

Sabesp utiliza robôs para limpar reservatório em Suzano sem interromper abastecimento

Sabesp utiliza robôs para limpar reservatório em Suzano sem interromper abastecimento

A Sabesp realizou a limpeza do reservatório de 10 milhões de litros que abastece 200 mil habitantes em Suzano utilizando tecnologia robotizada.

O trabalho foi concluído em 5 dias sem afetar o fornecimento de água à população. A operação contou com drone subaquático para batimetria e robô aspirador que removeu sedimentos do fundo. Todo o processo foi monitorado externamente, eliminando riscos de trabalho em espaço confinado.

O método elimina a necessidade de drenar o reservatório, evitando desperdício de água e interrupções no fornecimento. A Sabesp recomenda limpeza anual dos reservatórios, mas a batimetria permite avaliar a real necessidade da manutenção.

Confira a entrevista completa: 

Últimas Notícias:
O processo de privatização da Copasa é robusto

O processo de privatização da Copasa é robusto?

Ao final da desestatização da Copasa, surgiram críticas à “robustez” do modelo. Cito algumas: falta de previsão contratual suficiente de metas de universalização e qualidade; ausência de disciplina para áreas socialmente sensíveis; falta de transparência e açodamento na renegociação com os municípios e na regionalização; e erro no modelo de precificação das ações.

Leia mais »