saneamento basico

Cagece investirá R$ 20 milhões na rede de distribuição de água de Itapipoca/CE

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai investir cerca de R$ 20 milhões em obras para reforçar a rede de abastecimento de água no município de Itapipoca.

Imagem Cagece

 Os serviços já foram iniciados e serão concluídos ao longo dos anos de 2021 e 2022. Cerca de 80 mil pessoas serão beneficiadas em toda a cidade.

A Cagece vai investir cerca de R$ 12 milhões nas obras de duplicação da capacidade da estação de tratamento de água de Itapipoca, que passará a ter a vazão de 1.000m³/h. “Atualmente a necessidade de vazão da região é de 750m³/h, com a conclusão das obras, teremos uma melhora significativa no sistema de abastecimento de água da cidade com vazão de água tratada suficiente para atender o crescimento da cidade para os próximos anos, e consequentemente maior satisfação dos nossos clientes”, pontuou o gerente da Unidade de Negócio do Curu e Litoral (UNBCL), Edmilson Macêdo.

Abastecimento de Água

Já para dar mais segurança e regularidade ao abastecimento de água na região, a Cagece vai substituir cinco quilômetros da Adutora do Gameleira. O material a ser utilizado, ferro fundido de 500mm de diâmetro, é bem mais resistente que o utilizado atualmente e, dessa forma, dará mais confiabilidade ao sistema.

“Essa adutora tem 25 quilômetros de extensão e apresenta problemas frequentes de rompimentos da tubulação. Já mapeamos todos os pontos com maior incidência de quebras e vamos fazer inicialmente a substituição de cinco quilômetros, o que vai diminuir drasticamente a ocorrência de vazamentos”, explicou Edmilson Macêdo. A companhia vai investir aproximadamente R$ 6,4 milhões nos serviços.

Com 50% das obras já executadas e investimentos na ordem dos R$ 3 milhões, a implantação de subadutoras para atender as localidades de Brisa do Norte, Julho, Guarani, Jardim, Vicente Ferreira e Craotá está sendo feita em três fases.

Imagem Cagece

“Quando a tubulação é esvaziada, os bairros mais afastados ficam prejudicados pois a água tem que percorrer um caminho muito longo pra chegar nos locais mais distantes. Após a conclusão dessas subadutoras exclusivas para esses bairros, o abastecimento será bem mais rápido”, acrescentou o gerente.

Últimas Notícias:
O Mar Não é Estação de Tratamento O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Mar Não é Estação de Tratamento: O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Brasil está diante de uma decisão ambiental de enorme relevância, embora ainda pouco percebida pela sociedade: a revisão da Resolução Conama nº 430/2011, norma que estabelece as condições e padrões para o lançamento de efluentes em corpos hídricos. O que pode parecer um debate técnico restrito a especialistas, na verdade, impacta diretamente a qualidade de nossos rios, estuários, baías, manguezais, zonas costeiras e oceanos. Em outras palavras, afeta a saúde ecológica do país e, por consequência, a da população.

Leia mais »
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »