saneamento basico
Codau Estação de Tratamento de Água

Codau adquire duas áreas para instalar nova Estação de Tratamento de Água

Codau Estação de Tratamento de Água

Por: Gisele Barcelos

Codau anunciou na quarta-feira (28) a aquisição de duas áreas para instalação de nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que integrará o sistema de captação do Rio Grande.

A estrutura será implantada no bairro Recreio dos Bandeirantes, em local às margens da avenida Filomena Cartafina.

Juntando as duas áreas, 18 mil metros quadrados estarão disponíveis para a futura instalação da nova ETA.

Segundo as informações da autarquia, a assinatura da escritura pública de desapropriação dos imóveis será feita em solenidade na segunda-feira (4). Os detalhes sobre o valor do investimento para a aquisição dos terrenos ainda não foram divulgados.

A futura Estação de Tratamento de Água fará parte do complexo do novo sistema de Abastecimento de Água do rio Grande, que contará com a Estação de Captação de Água, Estações Elevatórias, adutoras e a nova ETA na região sul da cidade.

O investimento para a nova captação no rio Grande é de R$277 milhões, envolvendo a captação, as adutoras e, também, a construção de uma estação de tratamento de água na região Sul da cidade, perto dos condomínios de luxo que margeiam a Filomena Cartafina. O trajeto prevê a construção de 29 quilômetros de adutoras para trazer a água até Uberaba.

LEIA TAMBÉM: Novo contrato da Sabesp prevê aporte de R$ 18,6 bilhões no Vale do Paraíba até 2060

Codau Estação de Tratamento de Água

No ano passado, empresa foi contratada para elaborar o projeto técnico das obras que integram todo o novo sistema de captação do Rio Grande. O prazo para a entrega do material termina em julho deste ano. Após a entrega do projeto, a licitação para selecionar empreiteira que executará o serviço deverá ser aberta no segundo semestre de 2024.

Enquanto a obra de implantação do sistema rio Grande não começa, a Codau conseguiu a outorga preventiva para retirar 600 litros/segundo de água do manancial. A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e tem vence em julho de 2026.

Fonte: JM Online.

Últimas Notícias: