saneamento basico
abastecimento agua

DAE/SP assina acordo com MP para o cumprimento do Plano de Águas

Imagem Ilustrativa

TAC foi assinado nesta segunda-feira e visa garantir ações e obras para resolver o problema do abastecimento em Bauru.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) assinou, nesta segunda-feira (9), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que visa garantir o cumprimento do Plano Diretor de Águas (PDA) pela autarquia. O acordo, segundo a assessoria de comunicação do DAE, já está vigente, mas ainda será homologado definitivamente pelo Conselho Superior do MP.

Contratado em 2013 e apresentado em 2014, o PDA é um instrumento de gestão para a autarquia, estabelecendo uma série de ações e obras que buscam solucionar o problema de abastecimento de água em Bauru. “Por diversos motivos, não foi cumprido em sua totalidade, mesmo após tornar-se lei, ao final de 2019. O TAC, portanto, garantirá a plena execução da atualização do PDA realizado pela autarquia nas últimas semanas”, completa o DAE, em nota.

Conforme o JC noticiou no último dia 30, o PDA revisado pelo DAE prevê o investimento de R$ 344,9 milhões até 2034, sendo R$ 100 milhões somente para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), mais moderna e com maior capacidade de produção, para substituir a atual. O recurso desta parte fundamental do plano terá de ser captado via União ou Estado ou, ainda, por meio de contrapartidas de empreendimentos ou financiamento bancário.

Na reportagem, tanto a autarquia quanto o MP já sinalizavam que um TAC seria firmado, o que ocorreu ontem. Os detalhes do termo e dos prazos estabelecidos, contudo, não foram divulgados pelo DAE.


LEIA TAMBÉM: Conheça a aplicação UV e os sistemas UV HOD da Atlantium


Melhorias

A autarquia lembra que, atualmente, realiza uma série de obras para aprimorar o abastecimento em Bauru, como a interligação do Poço Imperial ao Sistema Batalha/ETA (leia mais ao lado), perfuração dos poços Praça Portugal (fase final de obras), Alto Paraíso e Jardim Infante Dom Henrique (previsão de início das obras de ambos na segunda quinzena de agosto), além do Reservatório Vila Dutra (previsto para o último trimestre de 2021).

Fonte: JC Net.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »