saneamento basico
Estiagem Grande BH

Com estiagem na Grande BH, reservatório está no menor nível dos últimos cinco anos

Estiagem Grande BH

Nesta semana, Belo Horizonte completou mais de 140 dias sem chuva. O volume do sistema Paraopeba, um dos dois responsáveis pelo abastecimento de água na região metropolitana, registrou o menor nível dos últimos cinco anos. No entanto, segundo a Copasa, o nível ainda não é crítico.

Os reservatórios estão com 62% da capacidade de armazenamento, o que, segundo a Copasa, não configura como situação crítica. Apesar disso, Companhia de Saneamento de Minas orienta que a população economize água e pratique o consumo consciente neste período de estiagem.

“É importante a gente explicar que a água é um bem natural, que tem que preservá-lo. A Copasa está sempre pedindo para a população evitar o desperdício. Não lavar a calçada com mangueira, carro com mangueira. Não deixar torneira aberta enquanto está arrumando a cozinha. São atitudes em que a gente desperdiça água e essa água é um bem”, falou o Superintendente da Unidade de Negócio Metropolitano, Ronaldo Serpa.

O sistema Paraopeba é composto pelos reservatórios Rio manso, em Brumadinho; Serra Azul, em Juatuba, e Vargem das Flores, em Contagem. Em agosto, os três reservatórios não receberam nenhuma gota de chuva.

LEIA TAMBÉM: Um passo importante para a governança e distribuição da água no Brasil

Estiagem Grande BH

A bióloga Fernanda Raggi explica que MG tem enfrentado os chamados veranicos: períodos longos de estiagem e de calor intenso.

“Isso faz com que a gente não tenha formação de nuvens. Se não tem formação de nuvens, a gente tem alta pressão e alta temperatura. Essa densidade faz com que o ar fique todo concentrado de forma seca”, explicou a bióloga Fernanda Raggi.

Diante da expectativa de chuva abaixo da média, a professora ressalta a necessidade de alguns cuidados no dia a dia para evitar o desabastecimento, como tentar lavar a roupa uma vez na semana, diminuir o tempo de banho, priorizar a água para banho e sede.

LEIA TAMBÉM: Símbolo da Lava-Jato, Petrobras inaugura Comperj 16 anos após o início das obras

Fonte: R7.

Últimas Notícias:
Lodo Granular Aeróbio

B&F Dias: Lodo Granular Aeróbio

O lodo granular aeróbio é uma inovação na área do tratamento de efluentes, representando uma evolução em relação ao tradicional lodo ativado. Ele consiste em agregados microbianos esféricos e densos, capazes de realizar a degradação de poluentes de maneira eficiente.

Leia mais »