saneamento basico

Governo Federal se reúne com setor de energia para debater Plano Nacional de Recursos Hídricos

Evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.

Imagem Ilustrativa

Discutir e elaborar o Plano Nacional de Recursos Hídricos para o período de 2022 a 2040. Esse foi o objetivo de encontro virtual realizado pelo Governo Federal com representantes do setor de energia. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.

Wilson Melo, diretor de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, destaca que o planejamento da gestão das águas no Brasil está diretamente ligado à geração energética.

“A água é essencial para a produção de biocombustíveis e os reservatórios das usinas hidrelétricas contribuem, significativamente, para além de ampliar a segurança energética, também ampliar a segurança hídrica”.


LEIA TAMBÉM: Área de seca moderada avança no Ceará em abril e chega ao maior percentual desde fevereiro de 2020


Recursos Hídricos

Esta é a segunda oficina setorial realizada para estabelecer diretrizes, programas e metas para o Plano Nacional de Recursos Hídricos. O primeiro encontro foi realizado na semana passada, com foco no setor de saneamento. Para Wilson Melo, a expectativa com os eventos é positiva.

“Com a oficina de hoje nós esperamos construir estratégias conjuntas entre os planejamentos setoriais, de forma a definir ações e metas para o horizonte até 2040. Garantindo, assim, o desenvolvimento do Brasil”.

Na próxima terça-feira (01/06), o encontro será com o setor de agricultura e irrigação.

Fonte: Brasil 61.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »