saneamento basico
Minas Gerais Obras Dessalinização

Minas Gerais conclui obras de dessalinização e leva água potável a 28 mil pessoas no semiárido

Minas Gerais Obras Dessalinização

O Governo de Minas Gerais finalizou as obras de implantação de sistemas de dessalinização em 69 comunidades rurais do semiárido mineiro, garantindo acesso à água potável para cerca de 28 mil pessoas.

A iniciativa faz parte do Programa Água Doce (PAD), coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), em parceria com o Governo Federal.

As intervenções ocorreram em 26 municípios localizados em uma das regiões mais atingidas pela seca no estado. A equipe realizou a primeira entrega em maio de 2022, em Mato Verde, e concluiu a última em maio deste ano, no município de Jordânia. Entregamos estas obras com satisfação, pois já beneficiam milhares de famílias afetadas pela escassez hídrica e ignoradas pelas gestões anteriores. O acesso à água potável, este bem essencial à sobrevivência, seguirá como nossa prioridade”, disse o vice-governador Mateus Simões.

Os sistemas entregues incluem estruturas completas de captação, tratamento e distribuição da água, com adaptações específicas para as realidades locais. Além da obra física, o programa também oferece oficinas de sustentabilidade e ações de mobilização social. Com foco na gestão compartilhada e no uso consciente da água.

“Mais do que dessalinizar, esses sistemas tornam a água potável em regiões onde antes só havia caminhão-pipa. Estamos levando dignidade a comunidades que, por muito tempo, foram esquecidas”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Minas Gerais Obras Dessalinização

Para o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, o programa vai além da infraestrutura. “Não se trata apenas de executar obras, mas de garantir dignidade, saúde e permanência das famílias no território. O sucesso do Programa Água Doce em Minas Gerais reflete uma gestão comprometida com resultados efetivos”, afirmou.

O convênio do PAD havia sido paralisado até 2020, quando foi retomado pela atual gestão estadual. A iniciativa fortalece o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades no acesso à água potável, especialmente em regiões de alta vulnerabilidade social e climática.

O coordenador estadual do PAD, Kleynner Lopes, reforçou que o trabalho continua mesmo após a conclusão das estruturas. “A entrega dos sistemas é apenas uma etapa. As oficinas de mobilização e sustentabilidade são essenciais para garantir o correto funcionamento e o engajamento da população”, disse.

Fonte: MG.

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »