saneamento basico
Santos Fiscais Qualidade Água

Santos/SP tem fiscais especializados para monitorar a qualidade da água

Santos Fiscais Qualidade Água

Você sabia que usufrui do SUS todos os dias ao beber água, lavar louça, tomar banho, entre outras tarefas rotineiras? No Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado na terça-feira (5), vale lembrar do setor responsável por testar e analisar toda a água que corre pelas torneiras das residências ou estabelecimentos, com objetivo de manter a qualidade e garantir que esteja própria para o consumo.

Toda a verificação atende às exigências Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), instituído pelo Governo Federal.

Portanto o programa consiste na realização de coletas de amostras de água destinadas ao consumo humano. Em Santos, há 32 pontos distribuídos em todas as regiões e a Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) inspeciona todos os pontos de captação de água e todas Estações de Tratamento de Água.

LEIA TAMBÉM: Futuro da Gestão das Águas Residuais em Portugal

Realizadas semanalmente por um grupo especializado de fiscais, as coletas são divididas de acordo com o Plano de Amostragem Municipal, em regiões da Cidade, totalizando mais de 300 operações anuais, além da entrega ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência do governo estadual para a realização das análises.

Santos Fiscais Qualidade Água

Contudo ao receber os laudos, a Sevisa verifica se os indicadores analisados (cor, turbidez, cloro residual livre, fluoreto e presença de bactérias prejudiciais à saúde) estão dentro dos parâmetros considerados seguros. Se houver alguma alteração, principalmente na presença de alguma bactéria, inicia-se o contato com a Seção de Vigilância Epidemiológica, que monitora possíveis casos de diarreia, e à Sabesp, responsável pelo fornecimento da água tratada e potável.

“Ao garantir o acesso à água segura e de qualidade, a vigilância sanitária contribui para a promoção da saúde e o bem-estar da população. Nesse sentido, Santos tem feito ações pioneiras e de impacto positivo na saúde da população”, salienta Ana Paula Valeiras, diretora de Vigilância em Saúde de Santos. Este serviço é previsto na Lei 8080/90, no seu artigo 6º, que afirma que as execuções de ações de Vigilância Sanitária estão incluídas no campo de atuação do SUS.

Portanto esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar.

Fonte: JM.

Últimas Notícias:
ESTUDO DE CASO BATIMETRIA E RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SBV Engenharia Ambiental (3)

Estudo de Caso: Batimetria e recuperação da capacidade operacional em estações de tratamento de esgoto | SBV Engenharia Ambiental

A operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) está diretamente condicionada à manutenção de sua capacidade hidráulica efetiva que, ao longo do tempo, progressivamente é comprometida pelo acúmulo de lodo nas unidades de tratamento. Tal fenômeno representa uma das principais causas de perda de eficiência, especialmente em sistemas baseados em lagoas de estabilização e reatores biológicos de grande volume.

Leia mais »
Mercado se surpreende e lamenta com o pedido de recuperação extrajudicial do tradicional grupo de engenharia Andrade Gutierrez

Mercado se surpreende e lamenta com o pedido de recuperação extrajudicial do tradicional grupo de engenharia Andrade Gutierrez

O novo pedido de recuperação judicial feito pelas empresas do grupo Andrade Gutierrez surpreendeu e chocou o mercado da engenharia brasileira. O pedido, protocolado na 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, confirmou que esse foi um dos poucos conglomerados atingidos pelas descobertas da Operação Lava Jato que não conseguiu colocar o nariz fora da água depois de tantos desgastes e contratempos revelados.

Leia mais »