saneamento basico

Estudo da viabilidade reúso da água proveniente de aparelho de ar condicionado

Resumo

Este trabalho buscou avaliar a viabilidade de reuso da água proveniente de aparelhos de ar condicionado da unidade predial B da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mediante a análise quantitativa e qualitativa desta água, visando o uso racional desse recurso. As informações restringiram-se do 2º até o 6º pavimento por estes manterem uma padronização quanto à drenagem e capacidade dos aparelhos que são de 36.000 BTU, 48.000 BTU e 60.000 BTU, todos modelo Split. A coleta da água foi realizada em dois pontos (drenos) distintos, uma no horário da tarde e a outra à noite. O sistema de drenagem já existente permitiu que cada dreno recolhesse a água proveniente de 04 (quatro) aparelhos de ar condicionado. A partir da análise qualitativa, pode-se concluir que é viável o reaproveitamento da água proveniente de aparelhos de ar condicionados para uso não potável, a exemplo de: serviço de limpeza geral da instituição, jardinagem e descarga sanitária, atividades estas realizadas atualmente utilizando-se água tratada. A análise quantitativa permitiu estimar a vazão média gerada em 30m³ por mês considerando 42 aparelhos. Caso a instituição, fizesse o reaproveitamento dessa água, economizaria cerca de R$ 272,00 por mês ou R$ 3.264,00 por ano somente para este quantitativo de aparelhos.

Introdução

O problema da escassez de água alcançou escala mundial. Do ponto de vista local, o Brasil, embora dispondo de uma das maiores reservas de água doce, possui regiões que enfrentam este problema, a exemplo do Semi- Árido nordestino. Algumas cidades desta região sentem os efeitos da escassez de água ao passar pelo racionamento constante de água para consumo humano e para o desenvolvimento socioeconômico.

A preocupação com os aspectos quantitativos ou de disponibilidade hídrica vem desde os primórdios de nossa civilização: o homem sempre procurou viver próximo aos rios. Os nômades e as primeiras comunidades procuravam viver próximo aos rios para suprir suas necessidades vitais, como sua dessedentacão, alimentação e higiene. Com o aumento populacional, e consequente aumento da demanda, observou-se a necessidade de se avaliar a oferta de água disponível, visando a manutenção ou sustentabilidade das atividades de uma determinada região.

No início das civilizações não havia uma preocupação com o uso racional dos recursos hídricos, pois se acreditava que se tratava de um bem natural inesgotável. Esse pensamento era fruto de uma visão imediatista e local cuja utilização dos recursos disponíveis à sobrevivência era restrita. O aumento populacional trouxe mudança nesse cenário, uma vez que houve uma crescente demanda por recursos naturais, ao passo que estes mantiveram seus quantitativos.

No enfrentamento a esta questão ambiental, tem surgido alternativas visando o uso racional da água. São ações simples como as práticas do reuso da água que possibilita uma melhor gestão deste recurso trazendo benefícios sociais e ambientais. Dentre esses benefícios, dois se destacam: a qualidade dos mananciais em função da redução do lançamento de efluentes; e o aumento da quantidade de água potável para usos mais nobres, como o abastecimento de água.

O problema da escassez de recursos hídricos leva a sociedade a buscar alternativas do uso sustentável da água, desta forma, ações práticas tais como o aproveitamento da água proveniente dos drenos de ar condicionado tem se mostrado como uma alternativa para a sustentabilidade dos recursos hídricos em escala local.

Este projeto busca avaliar a viabilidade de reuso de água proveniente de aparelhos de ar condicionado da unidade predial B da Universidade Católica de Pernambuco, mediante a análise quantitativa e qualitativa desta água, visando o uso racional desse recurso.

Autores: Ildeane Machado Teixeira de Sousa; Ildeana Machado de Carvalho; Andre Luiz da Silva Santiago; Elisabeth Laura Alves de Lima e Valderice Pereira Alves Baydum.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »