saneamento basico

Agropecuária eficiente reduz as emissões de gases do efeito estufa

Resumo

Ao longo dos últimos 26 anos, a produção de grãos e leite e o rebanho bovino aumentaram, respectivamente, 220,6%, 117,4% e 48,3%. Nesse mesmo período, as emissões de CO2 pela produção de grãos e leite caíram 52% e 34% respectivamente. No caso do rebanho bovino, as emissões cresceram 3%, ou seja, em escala bem inferior ao crescimento do número de animais.

Em função desse polêmico tema, as atividades agropecuárias brasileiras passam a ser foco de atenção e desempenho quanto às emissões de GEE. Do ponto de vista científico, essas análises atraem a opinião pública, tendo em vista a capacidade de aprimorar um setor social e econômico importante para o nosso País. Daí a necessidade de contextualizá-lo de formas geral e específica entre as cadeias produtivas do agronegócio.

Embora se espere dos países a redução das emissões totais, o grande desafio, do ponto de vista da pesquisa e da agropecuária brasileiras, está em reduzir as emissões por volume de produto obtido da atividade agrícola. Afinal, considerando que não deixaremos de produzir alimentos, fibras e demais matérias-primas agrícolas, inclusive para exportação, podemos fazê-lo de forma mais eficiente.

Autores: ALFREDO JOSÉ BARRETO LUIZ*, MAGDA APARECIDA DE LIMA*.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

 

Últimas Notícias: