saneamento basico

Águas residuárias como alternativa ao uso de recursos hídricos potáveis em biorrefinarias

Resumo

Grandes volumes de águas residuais com alto potencial poluidor são gerados por atividades industriais, comerciais e urbanas, e podem ser efetivamente usados em outros processos para reduzir a dependência de água doce. Para prevenir riscos à saúde humana e ambiental, o tratamento das águas residuárias antes do descarte em corpos d’água é essencial. Porém, esse processo difere de acordo com a composição da água, representando altos custos para as empresas. Na produção convencional de biocombustíveis, grandes volumes de água doce são necessários, desde o cultivo, ao processamento da biomassa e fermentação microbiana, afetando a segurança hídrica e aumentando os custos do sistema. O desenvolvimento de tecnologias e estratégias baseadas em recursos hídricos não potáveis é fundamental para a otimização em biorrefinarias de biocombustíveis e obtenção de produtos de alto valor agregado. Assim, a aplicação de águas residuárias é uma alternativa ao uso de recursos hídricos potáveis em um contexto de economia circular, acarretando a redução da pegada hídrica do processo, além da possibilidade de promover a recuperação de energia e bioprodutos. Com o objetivo de fazer uma revisão abrangente sobre o uso alternativo de águas residuárias com fins energéticos, este trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste em um capítulo de livro que aborda estudos recentes sobre o potencial das águas residuárias para a substituição dos recursos hídricos potáveis na produção de biocombustíveis. São discutidos ainda as perspectivas futuras e os principais desafios do tema. Conforme anexo ao final deste documento, este capítulo encontra-se em processo de publicação no livro “Biorefinery for Water and Wastewater treatment”, a ser publicado pela Editora Springer Nature no corrente ano.

Autora: Caroline Dalastra.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »